Os entusiastas de k-dramas, popularmente chamados no Brasil de doramas, estão mais do que acostumados a encontrar um personagem recorrente nas produções sul-coreanas: os Chief Executive Officers (CEOs), ou diretores-executivos, que aparecem com frequência nas tramas, assumindo posições centrais e influentes dentro das histórias. Essa figura corporativa, que também ocupa o mais alto posto na hierarquia empresarial real, se transformou em um verdadeiro símbolo dentro do universo das séries coreanas.
Com a responsabilidade de definir estratégias, traçar metas e liderar grandes companhias, os CEOs são retratados de maneiras variadas, indo desde figuras misteriosas e estrategistas até personagens envolvidos em romances inesperados e situações inusitadas. Dentro dos dramas, eles não apenas comandam impérios, mas também vivem experiências intensas, que prendem o público com combinações de romance, ação e elementos tecnológicos futuristas.
VEJA TAMBÉM
Cinco CEOs marcantes dos doramas coreanos
Um exemplo emblemático é Yoo Jin Woo, interpretado por Hyun Bin em Memórias de Alhambra. Na história, ele é o diretor de uma empresa de investimentos especializada em dispositivos ópticos. Após receber um e-mail misterioso, ele decide viajar até Granada, na Espanha, em busca de um jogo de realidade aumentada inspirado no Palácio de Alhambra. O protagonista, que guarda segredos do passado, acaba conhecendo Jung Hee Joo (Park Shin Hye), dona de um albergue e irmã mais velha do criador do jogo, que está desaparecido.
Sinopse: “Em busca do criador de um jogo de realidade aumentada, um executivo coreano vai à Espanha. Lá, ele embarca numa estranha jornada com a irmã do homem que procura.”
Onde assistir: Netflix.
Outro nome inesquecível é Kang Tae Moo, vivido por Ahn Hyo Seop em Pretendente Surpresa. A produção, inspirada em uma webtoon de HaeHwa, apresenta o jovem formado em Harvard que retorna à Coreia para comandar a subsidiária Go Food, parte de um chaebol fundado por seu avô. Apesar de sua competência, ele é pressionado a participar de encontros às cegas para que se case. É em um desses encontros que conhece Shin Ha Ri (Kim Se Jeong), pesquisadora da empresa, que aceita substituir a amiga em um encontro armado pelos pais.
Sinopse: “Ha-ri vai a um encontro às cegas se passando pela amiga e pronta para dispensar o pretendente. Mas o plano dá errado, e ele acaba fazendo uma proposta para ela.”
Onde assistir: Netflix.
A lista também inclui Lee Young Joon, personagem de Park Seo Joon em O Que Há de Errado com a Secretária Kim?. A trama, lançada em 2019, é inspirada em um romance de Jung Kyung Yoon e gira em torno do vice-presidente narcisista do Grupo Yumyeon e sua fiel secretária Kim Mi So (Park Min Young), que trabalha ao lado dele há nove anos. Quando ela anuncia sua demissão repentina, ele se vê forçado a confrontar seus sentimentos e o ciúme em relação ao irmão mais velho dela.
Sinopse: “Graças aos esforços incansáveis da secretária incrivelmente talentosa Kim Mi So, Lee Yeong Joon se tornou o vice-presidente “bambambã” e arrogante da empresa de sua família. Com ela ao seu lado nos últimos nove anos, Yeong Joon conseguiu se passar e se convencer de que era realmente grande coisa. No entanto, é só quando, do dia para a noite, Mi So decide se demitir, que ele percebe a importância dela para ele e para a carreira dele. Com um ciúme crescente do relacionamento entre ela e seu irmão mais velho, Lee Seong Yeon, Yeong Joon decide que é hora de recuperar sua secretária custe o que custar.”
Onde assistir: Rakuten Viki.
Já em Apostando Alto, o destaque é Han Ji Pyeong, interpretado por Kim Seon Ho. A série se passa em Sandbox, uma cidade fictícia inspirada no Vale do Silício, e mostra o personagem como um jovem CEO que funda sua própria empresa para quitar uma dívida do passado. Chamado de “o Gordon Ramsay dos investimentos”, ele é marcado pela frieza e orgulho, escondendo seus sentimentos verdadeiros.
Sinopse: “Empenhados em transformar sonhos virtuais em realidade, jovens empreendedores competem por sucesso e amor no implacável mundo da alta tecnologia coreana.”
Onde assistir: Netflix.
Por fim, em Strong Woman Bong Soon, dirigido por Lee Hyung Min, Park Hyung Sik dá vida a Ahn Min Hyuk, CEO e herdeiro da empresa de jogos Ainsoft. Ele contrata Do Bong Soon (Park Bo Young) como guarda-costas, uma mulher com força sobre-humana que sonha em criar seu próprio game.
Sinopse: “Nascida de uma linhagem de mulheres com força sobrenatural, Do Bong Soon está longe de ser uma pessoa comum. Capaz de usar seus poderes apenas para o bem e com o sonho de desenvolver seu próprio jogo, Bong Soon aceita trabalhar como segurança de Ahn Min Hyeok, herdeiro de um conglomerado de empresas e CEO da empresa de jogos Ainsoft como uma chance de realizar seu sonho. No entanto, os caminhos de Do Bong Soon se cruzam com um amigo de infância, o detetive Gook Doo, quando ele vai atrás de um sequestrador. Juntos, ela usará seus poderes para o bem maior e o ajudará em sua missão, assim como lutará para realizar os próprios sonhos.”
Onde assistir: Rakuten Viki.