Abismo de Paixão é exibida hoje, sexta 01/12 pelo SBT.
Elisa confessa a Paloma que está apaixonada por Damião. Paloma recomenda que lute por ele, e se esqueça das intrigas de Carmen e de Florência. Carmen responde que essa luta ela já perdeu, pois Damião irá se casar com outra mulher. Paloma aconselha Elisa a não se dar por vencida antes de lutar.
Carmen diz a Edmundo que está muito pesarosa pelo que ocorreu entre eles, pois ambos são casados. Ela ainda o diz que não pode repetir a mesma história de sua irmã, pois Augusto não resistiria. Augusto diz a Edmundo que quer saber se pode confiar nele, pois está pensando seriamente em fazer uma prova de DNA para saber se Elisa realmente é sua filha. Paulo comenta com Florência que Elisa não quer ir a festa. Florência responde que pelo que ela sabe, Elisa não quer ir com ele, mas irá a festa.
Paulo, soberbo, diz que é obvio que Elisa quer ir com ele. Damião furioso, o adverte que se o ver próximo a Elisa, o mandará embora na mesma hora de sua fazenda. Florência diz a Damião que se Paulo for, ela irá com ele. Almerinda houve toda a discussão e pede a Damião que reconsidere sua posição, pois a festa de compromisso precisa ser perfeita. Florência adverte Paulo que não quer Elisa em sua festa de compromisso, e chorando, diz a Almerinda que Damião defendeu Elisa, e saiu sem se importar se ela ficava ou não na fazenda.
Almerinda diz a Florência que sabe que Damião a ama, e que Elisa é apenas uma pessoa por quem Damião tem um carinho especial pela convivência na infância. Almerinda vai à casa de Elisa para lhe dizer que sabe que Florência a convidou para a sua festa de compromisso com Damião e, como soube que ela não desejava ir, foi pessoalmente convidá-la.
Elisa responde que não acredita em nada do que ela diz, pois depõe contra ela os muitos anos em que a maltratou. Almerinda diz que a custou muito trabalho vencer seu orgulho, e esperava outra atitude da parte de Elisa. Ela ainda diz que poderiam melhorar as relações entre as famílias, e assim a processadora Arango poderia voltar a comprar a produção de Augusto.