Acontece nos dias 2 e 3 de abril, no auditório da UNIP em Araraquara SP, o II Simpósio Municipal do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, organizado pelo Centro Municipal de Referência do Autista da Prefeitura de Araraquara, pretende reunir vários profissionais para debater sobre os diversos serviços municipais à pessoa com transtorno do espectro autista.
O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, nas manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.
Segundo dados do CDC (Center of Diseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, estima-se que no Brasil, com seus 214 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas – número confirmado pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Estado de São Paulo são mais de 300 mil ocorrências.
Para cada tipo de Transtorno do Espectro Autista (TEA), existe hoje, terapias adequadas podendo auxiliar essas pessoas a melhorar seu relacionamento com o mundo para que conquistem seu lugar na sociedade. A inclusão de autistas no mercado de trabalho é garantida pela lei nº 12.764.
O evento que vai acontecer em Araraquara SP está aberto ao público em geral.