A atriz Regina Duarte, de 77 anos, foi advertida pelo Instagram após compartilhar informações falsas sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. O texto falava sobre a atuação do Governo Federal na tragédia.
Resumo do texto: A atriz Regina Duarte compartilha falsas informações sobre arrecadações sobre o governo brasileiro e a ajuda de Portugal para o Brasil e é advertida pelo Instagram. Uma agência que checa fatos o fez e percebeu que, a notícia se tratava de uma Fake News. Regina havia compartilhado um vídeo na qual enfatizava que o Governo Federal não estaria recebendo doações de Portugal. Não é a primeira vez que Regina compartilha Fake News em suas redes sociais.
A ex-secretária de cultura do governo de Jair Bolsonaro, publicou um falso vídeo alegando que, o presidente Lula havia rejeitado ajuda de Portugal para os gaúchos que foram afetados pelas chuvas.
Nas imagens falam que, o governo brasileiro não quer que Portugal envie donativos para o Brasil. Ao acessar a postagem, o Instagram informa que o conteúdo não procede e se trata de informações falsas. Na matéria, o Instagram ainda envia o visitante da página de Regina para uma Agência que chega Fake News.
Ao compartilhar, a namoradinha do Brasil enfatizou que não entendia o fato do governo brasileiro “rejeitar” as doações. Então, a atriz compartilhou o vídeo com a seguinte legenda: “entender por que razões o governo brasileiro não aceita ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul”, disse.
O Palácio do Planalto ainda informou que, está viabilizando o transporte de 200 toneladas de doações de Portugal para o Rio Grande do Sul. “Muita desinformação tem sido disseminada com mentiras sobre o esforço do governo brasileiro para ajudar a população gaúcha. Diferentemente do que alegam esses conteúdos falsos, não houve recusa por parte do governo federal de doações advindas de Portugal para o RS”, disse o comunicado.