O Globo Repórter de hoje traz mais uma reportagem especial, desta vez, sobre o poder das vitaminas e dos minerais. Peças fundamentais para o funcionamento do organismo do corpo, são encontrados principalmente numa alimentação balanceada.
No entanto, o Globo Repórter enfatiza que, tanto o excesso quanto a falta, são prejudiciais para o corpo humano e pode trazer prejuízos. O programa desta sexta revela pesquisas inéditas, além de apresentar as funções das vitaminas, combinações de alimentos que foram uma alimentação mais rica, além do risco da automedicação para a obtenção desses nutrientes.
Seu Omar e Dona Maria são um casal que estão há mais de 60 anos juntos, e fazem parte de um voluntariado com idades acima de 60 anos, com cerca de 72 voluntários, que estão sendo acompanhados por pesquisadores da Universidade do Extremo Sul Catarinense para um estudo sobre a influência da vitamina D na memória e no aprendizado.
O estudo notou que, indivíduos com insuficiência da vitamina D, possui um maior problema cognitivo, ou seja, com menor capacidade de realizar atividades que estão ligadas ao dia a dia das pessoas.
A pesquisa também mostra que, a vitamina está mais presente em pessoas casadas ou idosos, devido à maior exposição solar, já que o sol é a principal fonte de vitamina D no corpo humano, principalmente, se isso for aliado a uma boa alimentação.
Seu Arcilio Koga, é bastante conhecido como japa voador, já que ele pratica exercícios, além de se habituar para se alimentar melhor, o que lhe garantiu uma perca de 10kg. Um estudo bastante inédito da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, em parceria com a University College London, acompanhou mais de 3 mil pessoas acima de 50 anos durante o período de 4 anos.
Os homens com obesidade abdominal, tinham 36% mais risco de desenvolver insuficiência de vitamina D em 64% nos anos subsequentes. Uma pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, mostra que, entre os anos de 25 a 30, é o melhor momento para se adquirir pico de massa óssea.
O Globo Repórter ainda analisa nesta sexta-feira (14/06), as funções das vitaminas. Principalmente, onde pode encontrá-las. O professor da Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, Mario Marostica, mostra algumas combinações de alimentos que possui uma boa carga de vitaminas.
O programa ainda mostra um estudo onde identifica que no Brasil, quase 40% das crianças têm carência de alguma vitamina ou sair minerais. Os níveis são considerados baixos e preocupantes pela Organização Mundial de Saúde (OMS).