O Globo Repórter de hoje estará lindíssimo nesta sexta-feira (19). Um arquipélago com uma grande e belíssima ilha e várias menores, cerca de 143.
Um lindo território Estados Unidos, com muitas cores, sabores, cultura e história, além de muitos cenários para muitas aventuras lindas, experiências urbanas e praia ao ar livre.
A um lado tem o Oceano Atlântico, do outro, o Mar do Caribe. O Globo Repórter irá percorrer im paraíso chamado Porto Rico.
A comunidade La Perla, em San Juan, se tornou atração turística e um dos cenários mais conhecidos de Porto Rico graças ao clipe da música ‘Despacito’, de Luis Fonci e Daddy Yankee. Mas como La Perla ainda é fechada e sem muitos recursos econômicos, a arte é uma importante ferramenta para a inclusão social. Em uma aula ao ar livre de salsa, ritmo que agita a região, o repórter Ismar Madeira conhece uma jovem francesa que estudou no Brasil e fala sobre as semelhanças entre o país e a ilha de Porto Rico.
Para explorar a beleza deslumbrante do fundo do mar do Caribe, a equipe percorre mais de 500 quilômetros até a Ilha de Vieques, onde o repórter faz um mergulho com corais. De caiaque, eles avançam pelas águas de Mosquito Bay, a Baía de Mosquito, e se deparam com o fenômeno chamado de bioluminescência, que são como raios laser, em tons de azul e verde que brilham na água. Na reportagem, Ismar mostra como cuidar do mangue também é fundamental para garantir a vida e beleza da Ilha de Vieques preservada.
Porto Rico também é cercado de montanhas, cachoeiras e florestas. No coração do território, na cordilheira central, Ismar vive uma aventura a 380 metros de altura e conhece os pesquisadores que cuidam dos papagaios, um dos maiores tesouros porto-riquenos, que hoje estão ameaçados. Em meio às matas, o repórter também conhece o sapo ‘coqui’, um dos principais símbolos da ilha e uma das várias espécies originárias do arquipélago. Já na Floresta Nacional de El Yunke, a reportagem apresenta o trabalho de pesquisadores que investigam os impactos do aquecimento global e o otimismo também sobre o futuro do povo, que vive uma crise de identidade histórica.
A culinária da região também está presente no programa, que mostra como é o processo de produção do rum, que compõe a bebida oficial de Porto Rico, e apresenta o prato mais famoso da região. Feito à base de banana-da-terra, o ‘mofongo’ é um prato salgado, servido com um molho especial e uma posta do peixe ‘xerelete’. “Porto Rico é desses lugares que a gente se despede com vontade de voltar. Um território com motivos pra se orgulhar, menor que qualquer estado brasileiro, mas imenso em cultura e riquezas naturais”, afirma o repórter e correspondente Ismar Madeira.