Morreu na madrugada deste sábado o apresentador Silvio Santos, aos 93 anos de idade, o comunicador faleceu em São Paulo, no Hospital Israelita Albert Einstein, após um período de internação de 17 dias.
O pai de Silvio Santos, Alberto Abravanel, era um empresário judeu nascido na Grécia na época do domínio Otomano. Sua mãe, Rebecca Caro, também era judia e nascida na Turquia, a região central do Império Otomano, os dois migraram para o Brasil em 1924, passando a morar no Rio de Janeiro.
Silvio Santos nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro. Descendente pais Judeus, o apresentador também era judeu e deu instruções à família que, em sua morte, seu corpo passasse pelos ritos do judaísmo. A Confederação Israelita do Brasil, emitiu uma nota sobre a morte do dono do SBT, confira logo abaixo:
Confederação Israelita do Brasil
A Confederação Israelita do Brasil manifesta seu respeito e reconhecimento a Silvio Santos, cuja trajetória ilustra o que há de mais admirável no empreendedorismo brasileiro. É com profundo pesar que recebemos a notícia de sua partida. Como membro da comunidade judaica, Silvio sempre fez questão de manter suas raízes e valores, tornando-se um símbolo de orgulho para judeus em todo o Brasil. Sua contribuição vai além da televisão; seu impacto é sentido no campo empresarial, cultural e social. A Conib expressa sua gratidão por sua influência e liderança, que permanecem como um legado valioso para as futuras gerações.
Nota da Federação Israelita do estado de São Paulo
A Federação Israelita do Estado de São Paulo lamenta profundamente o falecimento de Silvio Santos, um dos maiores nomes do Brasil e um orgulho para a comunidade judaica. Silvio sempre honrou suas raízes judaicas, incorporando valores de generosidade e perseverança em tudo o que fez. Sua trajetória, marcada por trabalho incansável, é um exemplo inspirador para todos nós. Um grande exemplo que continuará a influenciar gerações futuras.
Nota da Câmara de Comércio Brasil – Israel
A Câmara de Comércio Brasil- Israel (BRIL Chamber) expressa sua profunda admiração por Silvio Santos, um empreendedor visionário que transformou o cenário empresarial do Brasil. Orgulhoso de suas origens judaicas, ele construiu um império com base em trabalho, inovação e compromisso com o público. Silvio Santos não apenas revolucionou a televisão, mas também serviu como um exemplo de sucesso e inspiração para a comunidade judaica no Brasil. Sua trajetória mostra o poder da perseverança e da criatividade, valores que a Câmara Brasil Israel reconhece e celebra.