TV aberta vê internet na cola e perde receitas para o digital; confira os números

Globo e YouTube
Globo e YouTube passam a rivalizar por audiência (Montagem: ADTV)

A internet segue crescendo e tirando espaço da TV aberta no mercado publicitário. Após muitas demandas no streaming, rede sociais, e plataformas como YouTube, a audiência que se concentrava na TV aberta está migrando.

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De acordo com pesquisa do (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário) Cenp, em mais de 325 agências de publicidade do país, viu os números da internet crescerem entre o período de janeiro a julho de 2024, aproximando-se da TV.

Leia mais: Com audiências em queda e baixo faturamento, pânico se instala nas emissoras de TV

A pesquisa publicada em setembro pela Cenp, revela que a Televisão teve um investimento por parte do mercado publicitário de 39,5%, num total equivalente a R$ 4.193.874 bilhões. Já a internet, recebeu 38,2% da demanda publicitária, equivalente R$ 4.051.137 bilhões, ou seja, com resultados bem próximos à TV.

O estudo ainda trouxe o resultado da TV fechada, que recebeu 5,2% de publicidade. Desde o advento da internet, todos os meios tradicionais perderam bastante espaço, inclusive, às revistas, que ocuparam somente 0,4% décimos do investido. Lembrando que, o gênero [mídia impresa] era dominante nos anos entre 1920 e 1990.

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Confira os dados do segundo trimestre

  • Televisão Aberta: R$ 4.193.874 bilhões – 39,5%
  • Internet: R$ 4.051.137 bilhões – 38,2%
  • Mídia Exterior: R$ 1.182.949 bilhões – 11,2%
  • TV por assinatura: R$ 555.792 milhões – 5,2%
  • Rádio: R$ 416.863 milhões – 3,9%
  • Revista: R$ 38.225 milhões – 0,4%
  • Cinema: R$ 24.322 milhões – 0,2%

O estudo foi realizado entre os meses de janeiro a julho, na qual averiguou o investimentos em mídia realizados por 325 agências participantes entre as datas mencionadas.

Audiência da TV x Internet

O ADTV publicou números em audiência no mês de abril, frisando que, a TV Globo não vê mais SBT e TV Record como suas maiores concorrentes. A líder em audiência vê a internet/streaming, como principal desafio daqui para frente.

De acordo com dados de Abril, da Focal Meter, pesquisa do Kantar Ibope, mostrou que a TV Globo detinha 28,4% da audiência. O YouTube apareceu em segundo lugar registrando 13,8%; bem distante da TV Record que marcou 8,8% e SBT apenas 6%.

Os números mostram uma mudança de comportamento no público. Folhetins da Globo que antes marcavam 50 a 60 pontos no Ibope, a exemplo de Celebridade, de Gilberto Braga (1945-2021), que entre os anos de 2003 a 2004 marcou uma média de 46 pontos na Grande São Paulo, viu a faixa cair 20,6 pontos em 20 anos, já que Renascer, adaptação de Bruno Luperi, encerrou com uma média de 25,4 pontos.

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Internet dominando coberturas esportivas

O que antes parecia ser impossível, a transmissão de eventos esportivos de grande latência, como as Olimpíadas, por mídias não tradicionais, agora é. A CazéTV por exemplo, deteve os direitos de transmissão das Olimpíadas na internet, e fez o maior sucesso.

Sendo transmitida ao vivo no YouTube, a transmissão contou com 41 milhões de dispositivos diferentes, alcançou bons resultados no digital. Embora que, a Globo tenha atingido 140,4 milhões em todos os seus canais, o crescimento da internet no mercado se mostra bastante imponente.

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