A icônica dupla Chitãozinho e Xororó surpreendeu seus fãs e o mundo da música com o lançamento do álbum “José e Durval”, já disponível nas plataformas de áudio e os clipes no Youtube. O projeto traz os nomes de batismos dos artistas, representando uma nova identidade, um recomeço em meio a tantos anos de sucesso e explorando a versatilidade musical de uma forma que ainda não tiveram oportunidade de apresentar ao público. Novos clipes serão divulgados nas próximas semanas.
“É como se estivéssemos lançando a dupla “José e Durval”, que tem a oportunidade de começar agora, mas tendo uma bagagem de mais de 50 anos de experiências. É uma brincadeira, uma forma que a gente encontrou de trazer um som que a gente também gosta, mas que talvez “Chitãozinho e Xororó” não gravasse”, explica José, também reconhecido como Chitãozinho.
O álbum “José e Durval” traz uma abordagem ousada e inovadora, explorando uma sonoridade mais pesada do que a tradicionalmente conhecida da dupla. Com influências que vão do rock ao pop, passando pelo folk e country, o projeto oferece uma mistura rica e diversificada, mantendo, é claro, algumas canções com o sertanejo que conquistou o Brasil e o mundo. Neste projeto a dupla conta com participações especiais da cantora brasileira Simone Mendes, a banda Fresno com quem Chitãozinho e Xororó já lançou sucessos, o famoso grupo Begin nipônico com quem cantam em japonês e Joshua Bovill (Beauville), artista americano com quem canta em inglês. Feats que deixam claro o quanto a dupla pode ser surpreendente e versátil.
“Desde o nosso segundo disco já tínhamos o desejo de ousar, mas naquela época a gente não conseguia gravar o que a gente queria… Ao longo do tempo fomos colocando mais identidade, ousando, mas com preocupação para manter os fãs da música sertaneja. Sou um dos produtores do álbum “José e Durval” e foi como abrir um baú de composições que estavam guardadas, canções e parcerias que gravamos e não imaginávamos como lançar. Durante o isolamento da pandemia tive mais tempo para me dedicar a abrir esse baú e trabalhar em cada canção. Fazemos música com qualidade, respeito e sem preconceito, reforça Durval, nacionalmente conhecido como Xororó.
O novo álbum “José e Durval” é uma celebração da trajetória da dupla famosa no Brasil, um projeto idealizado para os fãs curtirem nas plataformas de streaming e no Youtube com os clipes. “O show de Chitãozinho e Xororó continua com os clássicos, como os fãs amam… Pode ser que entre uma canção nova o outra, mas “José e Durval” é uma realização pessoal, um projeto que equilibra meu gosto por rock e música pop, com a paixão do Chitão por sertanejo… é um novo olhar para nós, como artistas, uma forma de apresentar o que a gente ouve, o que influencia nossa trajetória de mais 54 anos de carreira”, complementa Xororó.
“José e Durval” reforça a capacidade de Chitãozinho e Xororó de se reinventar e de se manter relevantes no cenário musical, mesmo após décadas de sucesso. O projeto é uma prova de que, para esses ícones da música brasileira, a inovação e a surpresa são partes essenciais de sua trajetória.
Sobre Chitãozinho & Xororó
Reis da música sertaneja, os irmãos atingiram a marca de 40 milhões de discos vendidos, 37 álbuns inéditos, onze DVDs, seis prêmios Grammy, centenas de discos de ouro, platina e diamante, programas de televisão e uma homenagem da X-9 Paulistana que contou sua história.
A dupla gravou o primeiro disco, “Galopeira”, em 1970, mas o sucesso veio oito anos depois com “60 Dias Apaixonados”, que deu o primeiro disco de ouro. O reconhecimento do grande público veio em 1982 com a música “Fio de Cabelo”, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias. Ao longo da carreira, criaram clássicos como “Se Deus Me Ouvisse”, “Fogão de Lenha”, “No Rancho Fundo”, “Brincar de Ser Feliz”, “Página de Amigos” e “Alô”, entre outros.
Entre 2022 e 2023, os artistas iniciam as comemorações dos 50 anos de carreira, com uma turnê inédita e mundial, além de uma série de projetos que incluem livros, gibi e um quadro especial.
Chitãozinho & Xororó em números
- Mais de 40 milhões de discos vendidos
- 37 álbuns inéditos e 11 DVDs
- Centenas de discos de ouro, platina e diamante
- Dezenas de prêmios na música, incluindo 6 Grammys
- Mais de 6 mil shows
- Público estimado em 100 milhões de pessoas
- Mais de 100 mil pessoas em um único show
- 1,8 milhão de vendas em um único disco
- Mais de 400 músicas gravadas
- Mais de 70 campanhas publicitárias
- Envolvimento em mais de 150 projetos de Responsabilidade Social
- Parcerias com mais de 100 nomes da música nacional e internacional
- 1982 foi o ano de início do grande sucesso com ‘Fio de Cabelo’