O Sri Lanka, um país asiático localizado no Oceano Índico, é cheio de história, religiosidade e muitas paisagens naturais. No ano de dezembro de 2004, ele foi um dos 14 países devastados por um tsunami reconhecido como maior desastre natural já registrado. É o segundo país com o maior número de mortes causadas pelas tragédias.
O Globo Repórter embarcará uma jornada pelo país que, após muitos anos de conflitos e desastres naturais, está renascendo e mudando.
Durante 28 dias, o repórter Pedro Bassan e a equipe da atração, vão percorrer todas as regiões da ilha, de norte a sul e de leste a oeste, na qual revela um cenário exuberante cercado de praias paradisíacas e ecossistemas únicos. Nas reportagens, Bassam explora a vida selvagem e a resiliência do povo que superou muitos desafios como guerras e tsunamis.
Leia mais: Sessão de Sábado hoje 14/12/2024: Confira o filme irá passar neste sábado
“O Sri Lanka parece dez países em um só. Ele não é tão grande, mas são tantas paisagens diferentes, tantos ecossistemas, que a gente viaja 50 quilômetros e parece que viajou mil. Fomos a parques nacionais com selvas e vimos animais que a gente só imagina ver na África, como elefantes, leopardos, diversos tipos de macacos, crocodilos, aves, ursos, uma mistura que nem a África tem. Quando chegamos nas praias e olhamos aquela paisagem, foi doloroso imaginar tudo aquilo destruído, na dimensão que foi. Mais de 35 mil pessoas pereceram ali, só no Sri Lanka. É um país que levou tempo para se reconstruir, mas que agora começa a viver normalmente de novo”, contou o repórter.
Durante o programa, Pedro Bassan contará sobre a curiosidade de não ter sido encontrado nenhum animal sem vida, após a grande tragédia, o que acabou sendo um mistério entre especialistas. O Sri Lanka é conhecido como a Terra dos Leopardos. Na viagem, a equipe teve a oportunidade de avistar felinos e também registrar imagens da baleia-azul, maior animal que já existiu no planeta.
O programa também abordará a luta eliminar os campos minados e remanescentes da guerra civil, além de um trabalho humanitário que está mudando a vida de muitas famílias. Num momento emocionante, o repórter visitará a Ponte dos Nove Arcos, onde jovens do norte se encontram com estudantes do Sul, simbolizando a reconciliação das regiões que estiveram em conflito até o ano de 2019.
Numa jornada nova, o Globo Repórter mostrará os esforços da preservação de um país tão rico e diverso que está se reunindo após anos de conflito. A equipe visitará o santuário das aves migratórias e discute o desafio de equilibrar a proteção ambiental, além do desenvolvimento do país.