Trilha sonora de Tieta bate recordes e marca época

Tieta (divulgação Globo)

A trilha sonora de Tieta (1989-1990), novela de sucesso da TV Globo, conquistou um marco histórico na indústria fonográfica brasileira, com mais de 1,6 milhão de cópias vendidas entre os dois volumes lançados. O fenômeno reflete o impacto cultural da novela, atualmente reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O primeiro disco, com Isadora Ribeiro na capa, inspirado na icônica abertura da novela, alcançou 1,1 milhão de cópias vendidas, estabelecendo um recorde de vendas para trilhas sonoras nacionais na época. O título permaneceu até 1996, quando foi superado pela trilha de O Rei do Gado, que ultrapassou 2 milhões de unidades vendidas.

O segundo volume, lançado na metade da novela e estrelando Betty Faria na capa, também obteve destaque, com 500 mil cópias comercializadas. Na época, as trilhas eram distribuídas em LPs, CDs e fitas cassete, formatos que consolidaram a música como parte integral da experiência televisiva.

As informações foram divulgadas pelo autor Vincent Villari em seu canal no YouTube. Villari, conhecido como colaborador em Mania de Você, é coautor do livro Teletema: A História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira, escrito em parceria com Guilherme Bryan.

Destaques musicais

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O volume 1 trouxe clássicos como:

  • Meia Lua Inteira (Caetano Veloso)
  • Coração do Agreste (Fafá de Belém)
  • Tudo o que se Quer (Emílio Santiago e Verônica Sabino)
  • No Rancho Fundo (Chitãozinho e Xororó)
  • O tema de abertura Tieta (Luiz Caldas).

No volume 2, destacaram-se:

  • Imaculada (Elba Ramalho)
  • Uma Nova Mulher (Simone)
  • Luar do Sertão (Roberta Miranda).

As canções se tornaram marcantes, não apenas pelo sucesso comercial, mas também por sua integração com os temas e cenas da novela.

Baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, com direção geral de Paulo Ubiratan. Exibida originalmente entre 1989 e 1990, a trama abordou com irreverência e emoção a vida de Tieta, eternizada por Betty Faria, consolidando-se como um marco da teledramaturgia brasileira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

SIGA O ADTV NAS REDES

Quer acompanhar tudo sobre Famosos, Notícias da TV, Audiência da TV, Mundo Pop, Futebol, Esportes, MMA, Streaming, Programação de TV, Novelas e mais? Siga nossas redes sociais, FacebookInstagram, ou Google News! Ou procure digitando nos resultados de busca por: ADTV!

MAIS RECENTES