Audiência em alta: entenda por que a Record vem arrebentando no futebol

Cleber Machado narra o Brasileirão na Record (Reprodução: Record)

Recentemente, principalmente, nos últimos 5 anos, ocorreram fortes mudanças na forma como o público se comporta frente a plataformas como TV aberta, streaming e internet. Porém, mesmo com mudanças no consumo, a TV aberta continua sendo o principal meio de transmissão. O texto a seguir, vai exemplificar o grande sucesso da TV Record com o futebol.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora, o streaming tenha ganhado muita força e chegado com oportunidade para marcas, influencers e torcedores, agora existem mais opções para acompanhar o futebol. A Wake Creators, empresa líder em marketing de influência de dados, fez uma nova pesquisa a fim de constatar hábitos e preferências, além de computar comportamentos do público perante o esporte.

O estudo constatou que, 48% dos telespectadores gostam de assistir às transmissões pelo streaming, sendo uma alternativa que vem crescendo bastante entre os torcedores. Porém, a TV aberta segue na liderança, com uma preferência de 66%. Vale frisar que, além das transmissões tradicionais, às redes sociais possuem uma força proeminente e de relevância, com 50% dos entrevistados acompanhando também através dos entrevistados acompanhando o esporte pelos perfis de Instagram e TikTok. Outro dado interessante, é que 42% preferem assistir a jogos direto dos estádios.

A pesquisa ainda indagou quando o futebol se torna um momento especial. Para 76% dos entrevistados, é quando se trata de uma final de campeonato. Para 71%, quando um time rival joga contra outro, os clássicos, e para 34% as partidas podem classificar o time para outro campeonato.

Audiência

O ADTV sempre traz dados com exclusividade, principalmente, dos jogos. Em 2024, a Record renovou os direitos do Campeonato Paulista, além de ter fechado com a Liga para o Campeonato Brasileiro até o ano de 2027.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a final do Paulistão, a Record obteve uma vitória histórica contra a TV Globo, líder em audiência há mais de 50 anos. Enfrentando a novela Mania de Você, o Paulistão na Record com a final entre Corinthians e Palmeiras marcou 26,6 de média. No mesmo horário, a Globo registrou 13,9 com sua trama e o SBT registrou apenas 2,2. Pela primeira vez em mais de 10 anos, uma novela da Globo não sofreu uma derrota tão amarga. A última vez foi quando a emissora da Barra Funda bateu recordes com Os Dez Mandamentos.

Os números mostram a força do esporte na TV aberta, e o quanto ele pode significar para às televisões e sua importância para patrocinadores e nos números do Ibope.

MAIS RECENTES