Maestro João Carlos Martins fala sobre diagnóstico de câncer agressivo

João Carlos Martins revela diagnóstico de câncer (Reprodução: Redes Sociais)

O maestro João Carlos Martins falou sobre o diagnóstico de câncer de próstata que recebeu no início deste ano, passou por uma cirurgia e já está sem o tumor. O músico, de 84 anos, falou que recebeu a confirmação que está sem focos da doença, esse último sábado (26).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista ao Metrópoles, o maestro falou sobre o assunto. “Ontem, eu tive a notícia maravilhosa, no exame, que o câncer foi erradicado. Só ontem. Você é a primeira pessoa a saber”, disse.

A suspeita para a doença surgiu durante exames de rotina. “No finzinho de março, um check-up geral que eu fiz apontou uma possibilidade de um tumor maligno na próstata. Eu, no mesmo dia, falei: ‘pode amanhã já fazer a biópsia e vamos em frente’”, afirmou. Na época, uma biópsia confirmou o diagnóstico de um câncer agressivo, além da necessidade de uma cirurgia.

Pós-operatório e complicações

A cirurgia foi um sucesso, no entanto, o pós-operatório teve muitas complicações. Uma obstrução dificultou o pós-operatório. “Foi a pior noite da minha vida”, contou ele, que precisou fazer um procedimento para desobstruir o órgão.

O maestro teve problema em uma das mãos, que com o estresse pós-operatório, teve o movimento prejudicado. Uma consequência da doença “distonia focal do músico”, na qual João Carlos Martins convive há anos e causa contrações involuntárias nos músculos. “É a pior doença que pode acontecer para um músico. É como uma prima distante do Parkinson”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Resiliência

O maestro enfatiza que, é persistente e tem força para vencer qualquer obstáculo. “Ainda tenho muita lenha para queimar. Superação, como a Cissa Guimarães diz, é obrigação, não é nada. O importante é a resiliência. É você fazer de uma adversidade não um salto para o abismo, mas uma plataforma para voar mais alto”, disse ele, que afirma que não tem medo da morte.

No entanto, o músico afirmou que, está preparado para qualquer eventualidade aconteça em sua vida. “Vamos supor que um dia [o câncer] volte. Eu tô preparado para a vida e para a morte”.

MAIS RECENTES