A televisão aberta foi sinônimo de imponência no Brasil por muitos anos. O seu incrível poder de dominação e alcance, prenderam à família brasileira na frente da TV por décadas, modelando totalmente à cultura nacional, além de impactar a vida de milhões de brasileiros, desde o poder das telenovelas, até os programas de auditório.
A TV nos anos 80 e 90, havia casos impactantes, onde a TV Globo, por exemplo, chegou a 100,0% da audiência com um capítulo de Roque Santeiro. Ou quando, Tieta, vivida por Betty Faria, anotava 82,0 pontos de média, enquanto SBT, TV Manchete, Band e Record, não somavam cinco no real time.
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De lá para cá, muita coisa mudou. A Globo, que habitualmente mantinha suas novelas acima dos 45,0 pontos de média, no horário das 21h, hoje luta para colocar Vale Tudo, remake da versão original de 1989, acima dos 25,0 pontos. O SBT, que constantemente batia 20,0 pontos com o Domingo Legal, Programa Silvio Santos, A Praça é Nossa, hoje, essas atrações estão na casa dos 7,0 pontos.
De fato, muita coisa mudou. O hábito da televisão passou por uma revisão muito forte, principalmente, com à internet, que deu uma quebra na audiência das poderosas Globo e SBT. O público, passou a migrar para as redes sociais, promovendo uma fuga da TV aberta, que ia perdendo suas forças.
Streaming
O streaming foi o grande fator que, sucumbiu ainda mais o poder da TV aberta — vale frisar que o alcance da TV linear ainda é grande, mas, não se compara o que foi ao passado.
Em média, os brasileiros estão pagando dois serviços de streaming e gastam até R$ 100 por mês em assinaturas, sendo 68% um único responsável pelo pagamento e 51% acabam compartilhando os acessos com amigos e familiares.
De acordo com dados obtidos, uma boa porcentagem do público migrou da TV aberta. Hoje, os streaming equivalem a 20,1% do público da audiência domiciliar, contra 79,9% da televisão linear.
Impacto cultural
O impacto cultural é amplo. Se antes o público tinha que ir aos cinemas assistir ao filme preferido, ou sintonizar uma emissora de TV aberta para assistir o longa, hoje, é possível apenas com clique das SmarTVs, Notebook ou Smarthphones. Hoje, o brasileiro passa a acompanhar o dorama nos streamings, por exemplo.
As produções coreanas chegaram com tudo no país, mostrando a cultura asiática e sul-coreana. Vale lembrar que, os doramas fazem sucesso na Coreia do Sul desde os anos 2000.
Publicitário André Oliveira fala sobre o fenômeno!
O publicitário André Oliveira, de 24 anos, falou sobre o fenômeno do streaming, e o impacto e movimentação no ramo da publicidade e consequentemente, TV aberta.
“Poderíamos resumir essa mudança em uma palavra: inovação. É isso que o meio publicitário deve buscar e explorar. Novos meios de propagação de publicidade, resultam na maior propagação de informações a mais pessoas. E com a chegada do streaming isso não é diferente”.
André ainda fala que, o fenômeno é positivo para o público. “Novos modos de se pensar e estratégias inéditas, isso é, uma grande vantagem, não só por baratear e facilitar a mão de obra — devido às mídias online — mas sim, por público sem fronteiras. O fenômeno ainda contribui para uma realocação das receitas que, antes, eram destinadas principalmente para às TVs, rádio e jornal impresso. Com a internet e streaming, a fatia foi condensada, o que mexeu bastante com o mercado”, finalizou o publiciário.