A Rede Século 21, emissora da TV aberta católica, está totalmente paralisada. Os funcionários da emissora mantida pela Associação do Senhor Jesus estão em greve desde terça (13), pela falta de pagamento dos salários e não recolhimento de tributos trabalhistas, como FGTS e INSS.
Cerca de 200 funcionários paralisaram as atividades. Toda a programação da emissora ao vivo saiu do ar, sendo substituída por reprises de antigos programas. Sem aporte financeiro, a TV pediu ajuda aos telespectadores em comunicados exibidos na programação.
VEJA TAMBÉM
“A situação é urgente. Nossa TV está temporariamente parada e com a programação em reprise devido à falta de pagamento dos nossos funcionários. Pedimos a você: por favor, nos ajude! Ajude a manter viva esta obra de Deus”, disse trecho do texto, com um QR code para receber as doações.
A situação da Rede Século 21 está complicada desde ao ano passada. Os salários estão sendo pagos com atrasos desde 2024, quando a entidade parou de recolher FGTS e INSS dos contratados.
Problema vinha se arrastando
Há 2 meses, o sindicado chegou ir à emissora, paralisando momentaneamente às atividades. O ADTV chegou a receber com exclusividade um vídeo no qual o Sindicato do Estado de São Paulo, esteve na emissora, convocando todos os funcionários para uma reunião.
Na época, o sindicato falou com exclusividade ao ADTV. “Fizemos assembleia com os trabalhadores e eles decretaram paralisação por tempo indeterminado a partir das 0h01 do dia 11 de março, próxima terça-feira. Os motivos são constantes atrasos no pagamento de vales e salários a meses, não deposito FGTS, crime de apropriação indébita, descontam o convênio medico e não repassam ao convênio que foi suspenso. Não repassam prestações de empréstimo consignados aos bancos, não repassam mensalidades dos associados aos sindicatos, mas descontam mensalmente no holerite, isso É CRIME”, disse Sergio Ipoldo Guimarães, Diretor e Coordenador do Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo.
Fundação da emissora
A Rede 21 pertence à Associação do Senhor Jesus, com concessão foi liberada em 1999, como TV Século 21, na época. A emissora priorizava conteúdos como formação humana, educação e evangelização. Em 2013, tornou-se Rede Século 21 (RS21), com a missão de levar evangelização para todo o país através da TV.
A Associação do Senhor Jesus é coordenada e fundada pelo padre Eduardo Dougherty. Um jesuíta americano que chegou ao país em 1966.