O ator e músico João Mader Bellotto, de 29 anos, gerou polêmica ao expor sua opinião sobre trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia, local que ficou em evidência após a morte trágica da brasileira Juliana Marins, de 26 anos. A jovem faleceu ao realizar a escalada do cume, um trajeto turístico notório por seus perigos, como terrenos instáveis, clima imprevisível e pouca estrutura de segurança.
Em seu perfil no Instagram, na tarde desta quarta-feira (2), João publicou um vídeo criticando duramente quem se arrisca em situações como essa. Ele declarou: “Isso, sim, é se colocar em risco, vamos combinar, né? Curioso que essas pessoas não são punidas feito outras que não se colocam em risco em momento algum. Fico pensando, ‘essas pessoas não têm família? Mãe, pai? Para fazer uma merda dessas’. Buscam tanto a morte trágica, que uma hora a morte trágica vem. Eu não tenho pena nenhuma”.
VEJA TAMBÉM
Após a repercussão negativa, o artista modificou a legenda da publicação e reforçou seu ponto de vista. “Eu não só não iria, como se eu tivesse um parente que quisesse ir, eu o internaria em uma clínica. Não é exagero, nem brincadeira, eu já vi gente que foi internada porque estava no aeroporto com passagem comprada pra Colômbia”, escreveu.
Juliana realizava a trilha com um grupo guiado, mas acabou se afastando da equipe durante a subida, conhecida por suas paisagens exuberantes, mas também pela alta periculosidade. Exausta, ela teria caído e deslizado por cerca de 300 metros, numa encosta íngreme, na sexta-feira (20).
O resgate do corpo foi dificultado pelas condições climáticas adversas, que impediram a visibilidade e complicaram o acesso. Além disso, a corda utilizada não tinha comprimento suficiente para alcançar a jovem. Após cinco dias de buscas, a brasileira foi encontrada já sem vida, a aproximadamente 600 metros do local da queda, encerrando a operação com tristeza e comoção.
Contudo, João não foi o único a criticar. Solange Gomes, ex Banheira do Gugu, detonou a família da brasileira que acusou o governo da Indonésia de negligente no resgate. Ela disse que a jovem deveria ter sido orientada pelos pais a não se arriscar.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por João Mäder Bellotto (@joaomaderbellotto)