O SBT sempre foi conhecido por ser vice-líder invicto. No entanto, isso passou a mudar a partir de 2004, quando a Record começou a investir fortemente em seu casting, jornais e produtos, fazendo com que, a cada ano, sua audiência fosse subindo.
A TV de Edir Macedo era clara: queria a liderança em audiência. Por esse motivo, adotou até o slogan “A Caminho da Liderança”. A partir de 2007, a emissora dos Bispos empatou com o canal de Silvio Santos (1930–2024) e, em 2008, veio a cartada final, quando tomou a vice-liderança de vez.
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Silvio Santos, há muitos anos, havia desistido da liderança, prezando sempre pelo bom e seguro segundo lugar que o SBT ocupava. Devido a isso, o canal passou por diversas mudanças na grade, sendo até apelidado de “grade voadora”, já que um programa visto hoje, se tivesse baixa audiência, poderia não ir ao ar no dia seguinte.
Neste cenário, o canal da Anhanguera passou a divulgar que viria com uma “arma secreta”, perguntando às pessoas na rua qual novela elas haviam gostado mais. Muitas pessoas responderam: “Pantanal”, “Tieta” e “Que Rei Sou Eu?”.
O SBT deixava claro que viria com alguma surpresa. E a surpresa era “Pantanal”, da extinta TV Manchete, que estreava na grade do canal, fazendo com que a emissora brigasse a ferro e fogo com a Record. A trama era exibida às 22 horas, logo após a novela das 21h da Globo. Na época, a “Vênus Platinada” exibia A Favorita, um folhetim de grande sucesso.
Em 9 de junho de 2008, foi revelado o segredo: a “arma secreta” do SBT era Pantanal, arrematada em um leilão da massa falida da TV Manchete. Os profissionais da superprodução foram chamados pela emissora e receberam seus direitos autorais.
No entanto, Benedito Ruy Barbosa não gostou do ocorrido e moveu um processo contra Silvio Santos. A Globo já havia adquirido os direitos sobre a história de Juma e pretendia fazer uma nova versão, o que só se concretizou em 2022.
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Milagre de Juma Marruá
E não deu outra: Pantanal ressuscitou o SBT no horário, que passou a registrar entre 15 e 20 pontos, ante os 7 que costumava marcar. Com a alta audiência, conseguiram o impossível: esticar a novela, aumentando sua quantidade de capítulos.
De início mais acelerada — um recurso muito comum em reprises — logo a equipe de edição passou a inserir repetidamente cenas produzidas na época pela própria Manchete: clipes musicais no meio do capítulo, entre algumas cenas, além das belezas da região.
Depois da novela da Globo troque de canal e veja Pantanal
Além da massiva divulgação de Pantanal, o SBT pregava mais uma peça. Em alguns intervalos comerciais, o canal pedia que os telespectadores, ao término de A Favorita, da Globo, trocassem de canal e assistissem a Pantanal. O resultado deu tão certo que a novela chegou à liderança em algumas ocasiões.
É claro que Pantanal auxiliou a emissora a alcançar bons índices e a frear a Record, que vinha com tudo e forte na época. Sem dúvida, a novela ficou marcada na memória afetiva do público.