Globo critica sistema atual de audiência e pressiona Kantar Ibope por mudanças

TV Globo (Reprodução)

A Globo, pela primeira vez em sua história, criticou abertamente a medição de audiência da Kantar Ibope Media nas plataformas de TV aberta, nomeando-as como ultrapassadas. A crítica foi feita por Amauri Soares, diretor-geral da TV Globo, ao site Notícias da TV.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O setor de TV já discute o fim da divulgação de audiência, para se adequar ao novo momento do mundo digital das big techs e streaming. A proposta é que o mercado passe a utilizar a audiência absoluta, ou seja, expressa em números, de centenas a milhares, representando a quantidade de indivíduos que assistem ou acessam, e não o modelo atual de pontos.

O ponto de audiência, além de ser uma métrica específica da TV, não tem o equivalente em outras mídias. Nas redes sociais e streaming, esse conceito é inexistente; a medição é conforme o número de contas e usuários alcançados.

Além que, o ponto de audiência pode gerar uma conotação equivocada sobre o resultado, influenciado a interpretação do público e dos anunciantes. Por exemplo, 1 ponto de audiência pode representar 199.313 indivíduos na Grande São Paulo. O que geraria uma mudança de percepção nas agências que, hoje, estão muito ligadas ao digital.

Mercado publicitário x Audiência do Ibope

Outro ponto que precisa ser visto, é que o mercado publicitário vem se tornando menos ciente do padrão do Ibope. Muitos, não compreendem o cálculo do ponto da audiência, o que dificulta mensurar uma análise precisa dos dados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa nova geração do mercado publicitário acredita que, o consumo é melhor exemplificado em números de indivíduos. Além disso, até o tempo médio tem perdido relevância, uma vez que os grandes números também estão vindo de painéis como analytics do Google e YouTube.

A primeira grande mudança, seria a extinção do ponto de audiência na TV. Vale ressaltar que esse modelo foi implementado no rádio, onde os índices de audiência em pontos deixou de ser divulgados há um bom tempo. A métrica atual é a audiência absoluta, representada pela quantidade de ouvintes por minutos.

MAIS RECENTES