A TV Globo, sempre dominante na audiência em todas as faixas e com uma diferença avassaladora para com a segunda e terceira colocada, vem perdendo audiência ano após ano. O canal que tinha como rotina dar 40,0 a até 60,0 pontos em suas tramas, hoje sofre para passar dos 25,0 pontos.
A cada ano, o canal dos Marinhos vem perdendo para a internet, que chegou muito forte impactando diretamente a TV aberta, tanto na publicidade quanto na audiência. Além das plataformas como YouTube, que já passa a ser uma concorrente direta da emissora.
A principal faixa da Globo do dia é o horário das 21h. Antigamente, era conhecida como novela das 8, onde os seus principais folhetins eram exibidos e batiam altos recordes de audiência. Foi assim com Tieta, Senhora do Destino e Avenida Brasil.
Globo perdeu 45% da audiência no horário das 21h em 20 anos
A considerar a novela das nove, a TV Globo perdeu quase 50% em audiência na faixa. Ao compararmos a novela Celebridade, de Gilberto Braga (1945-2021), que anotou uma média geral de 46,0 pontos, chegando a incríveis 65,0 pontos de pico, são números jamais vistos hoje.
Renascer, adaptação de Bruno Luperi, anotou uma média geral de 25,0 pontos. Ou seja, a Globo perdeu uma média de 21,0 pontos em sua principal faixa de exibição, a novela das nove. Um decréscimo de 45% na audiência.
No último capítulo, Celebridade chegou a picos de 64,0 pontos, chegando a parar o país frente à TV para saber o fim de Laura (Cláudia Abreu) e seu comparsa Marcos (Márcio Garcia), além da volta por cima de Maria Clara Diniz (Malu Mader).
Ao compararmos com Renascer, a atração teve 29,0 pontos de pico em seu último capítulo. Uma queda de 54% na audiência. Índices que mostram uma nova realidade tanto para a TV Globo, tanto para a TV aberta no geral.
Queda no investimento da publicidade na TV
Fato também que impacta nos índices publicitários. De acordo com pesquisa do (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário) Cenp, em mais de 325 agências de publicidade do país, viu os números da internet crescerem entre o período de janeiro a julho de 2024, aproximando-se da TV.
A pesquisa publicada em setembro pela Cenp, revela que a Televisão teve um investimento por parte do mercado publicitário de 39,5%, num total equivalente a R$ 4.193.874 bilhões. Já a internet, recebeu 38,2% da demanda publicitária, equivalente R$ 4.051.137 bilhões, ou seja, com resultados bem próximos à TV.
O estudo ainda trouxe o resultado da TV fechada, que recebeu 5,2% de publicidade. Desde o advento da internet, todos os meios tradicionais perderam bastante espaço, inclusive, às revistas, que ocuparam somente 0,4% décimos do investido. Lembrando que, o gênero [mídia impresa] era dominante nos anos entre 1920 e 1990.