A TV Globo vem encolhendo sua participação em audiência nos últimos anos. A emissora carioca que agora não enfrenta somente SBT e Record, agora, conta com o streaming e vê com preocupação a participação das gingantes internacionais em solo brasileiro.
O grande motor da Globo são as telenovelas. O canal é conhecido no mundo inteiro por exportar suas tramas. Folhetins como: Avenida Brasil, Celebridade, Escrava Isaura, Tieta, dentre outros, foram distribuídos por todo o mundo.
No entanto, a emissora vem registrando uma fuga em audiência em seu principal horário, o das 21h. O ADTV foi atrás dos números registrados entre 20 de maio e 22 de novembro de 2019. Na época, estava sendo exibida a novela ‘A Dona do Pedaço’, de Walcyr Carrasco.
Leia mais: Saiba qual é a fortuna de Faustão; números impressionam
O folhetim protagonizado por Juliana Paes conquistou uma média geral de 36,0 pontos, um grande sucesso para o horário. Comparando com Renascer que estreou em 22 de Janeiro de 2024, até a data de 13 de Maio, a novela vem acumulando uma média de 25,4 em audiência.
Os números mostram uma queda acentuada de 29% na audiência. Lembrando que, Renascer é considerada uma arma secreta pelo canal carioca a fim de reerguer a audiência no horário e chegar na casa dos 30,0 pontos, considerando a novela realidade da emissora.
Comparativo com 2004
Considerando o horário em 2004, o famoso horário das 8, nesta época estava no ar a novela Celebridade, de Gilberto Braga. A trama protagonizada por Malu Mader acumulou uma média geral de 46,0 pontos. Analisando o mesmo período com a situação atual, a queda foi de 45%.
Para fins de comparação, Chocolate com Pimenta, de 2003, exibida no horário das 18h, teve uma média de 35,00 pontos. Hoje dificilmente a Globo chega a esses índices habitualmente no seu principal horário.