Há 25 anos, Eliana e Record batiam Globo e SBT com Pokémon

Eliana na Record (Reprodução: TV Record)

Eliana, hoje contratada da TV Globo, já deu o maior trabalho para a emissora carioca. O ano era 1999, desde outubro de 1998, saiu do SBT rumo à Record, onde passou a receber muito mais, e lá pode seus projetos em prática.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A loirinha não vinha muito satisfeita com o SBT, resolveu ir para a Record, que ofereceu melhores condições de trabalho, além da emissora se voltar novamente ao público infantil, na qual quis conquistar e deu certo.

Em 1999 surgia um desenho que era sucesso no Japão: Pokémon. O estrago foi tão grande que obrigou a Globo estrear a superprodução Bambuluá, com Angélica, e o primo asiático “Digimon” para conter os altos danos.

Nesta época, as manhãs da TV aberta eram monopolizadas por desenhos infantis e a Record não quis ficar de fora desse jogo. Quando percebeu o sucesso de Pokémon, no Japão, não quis ficar de fora e fez de tudo para a trupe de Ash e Pikachui desembarcar no Brasil.

O anime também ficou conhecido por mandar 685 pessoas, maioria crianças, para o hospital, ao assistir um de seus episódios. Isso porque, em dezembro de 1997, cerca de 13 mil crianças japonesas passaram mal ao assistir uma cena de cinco segundos. A cena mostrava Pikachu, o maior Pokémon da série, soltando raios de luz coloridos pelos olhos e de forma intensa. Crianças tiveram convulsões e o alarme tomou de conta da mídia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Record agiu e limpou a cena

A Record agiu, limpou a cena com uma técnica chamada de paka-paka, que consiste em alternar o brilho de diferentes cores, criando um clima de tensão. Além disso, houve um flash, a união dos dois pode ter sido a causa do problema.

Com o fato tomando de conta dos jornais, a Record foi esperta e contou como a série foi transmitida em outros países sem problemas, como Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos.

Na Record, Pokémon chegou a incríveis 13,0 pontos de pico, colocando a emissora na liderança em audiência. Outro fato interessante, é que o Eliana & Alegria, programa infantil da emissora, se mostrou como um grande acerto. Na época, Eliana mesclava Pokémon com as artes do programa, colocando a TV Record no topo.

Eliana x Angélica

No ano 2000, a Globo promoveu um contra-ataque e estreou uma espécie de primo: o Digimon. A audiência de Angélica, que sofria e até perdia pra Record e SBT, começou a respirar a partir daquele momento. Eliana, aproveitando do sucesso do pequeno Pikachú, chegou a lançar até um video-clipe para as crianças com o tema Pokémon.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na Globo, Angélica, também, teria apostado todas as suas forças no primo Digimon e a guerra por audiência continuou por um bom tempo.

MAIS RECENTES