A plataforma YouTube tem muitos motivos para comemorar aqui no Brasil. Após anos de dominação irrestrita da TV Aberta, o streaming segue crescendo no país, chegando a incomodar as emissoras de TV aberta linear que estão em segundo e terceiro lugar.
De acordo com dados de Abril, do Focal Meter, pesquisa do Kantar Ibope que identifica a audiência de acordo com o roteador e disponibilizada para o jornalista José Armando Vannuci, a TV linear conquistou 70,6% da plateia, enquanto o digital se posicionou com 29,4%.
A TV Globo seguiu líder invicta com 28,4%. Em segundo lugar, aparece o YouTube registrando 13,8% do share. A Record, seguiu como terceira colocada marcando 8,8%. Logo em seguida, a PayTV pontua 6,6 e o SBT 6%.
A partir daí, vem todos os streamings. A Netflix com 3,3% de share, TikTok com 3%, Globo com 1,1% e o Prime Video com 0,78%
YouTube deixa a Globo com o pé atrás
Já foi o tempo em que a Globo se preocupava com o SBT e TV Record. Principalmente nas décadas de 80, 90 e anos 2000, as emissoras de TV travavam uma verdadeira guerra por audiência, com direito a provocações e contratações de apresentadores das concorrentes.
No entanto, esse panorama mudou! De acordo com fontes do mercado, a TV Globo não vem mais se preocupando com suas colegas de TV aberta, o fenômeno YouTube agora figura com atenção nos corredores da emissora carioca.
O canal tem tido bastante atenção, principalmente, após a queda em audiência em suas telenovelas. O Grupo Globo também enfrenta desafios no Globoplay, na qual gasta-se bastante e o lucro só poderá ser visto daqui a alguns anos.
O YouTube segue na contramão em crescimento e deixou a líder em audiência bastante preocupada. Soma-se o fato que, o poder de decisão está na mão do consumidor, o YouTube conta milhares de conteúdos que podem serem consumidos a qualquer momento.
Já a TV Globo conta com sua tradição em audiência de décadas! Promete ser uma guerra por audiência bem interessante das duas gigantes.