Doramas: A fascinante jornada dos dramas asiáticos que conquistaram o mundo

Pretendente Surpresa- Reprodução: Netflix

O drama coreano ou K-drama é um fenômeno que está ganhando fãs em todo o mundo. As séries quem têm dominado diversos streamings, dentre eles, Netflix, vem sendo amplamente assistidos pelas bandas do ocidente. O K-drama, que possui o formato de minissérie, com características distintas, diferenciando das telenovelas brasileiras, mexicanas e até das séries norte-americanas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os dramas da Coreia do Sul, surgiram influenciados pelas novelas japonesas dos anos de 1950. Apesar da ditadura militar em voga, naquela época, e das restrições de conteúdos, os K-Dramas se tornaram essenciais nas transmissões de outras redes de televisão, que surgiram até depois.

A transmissão iniciou-se na década de 1969, o seu formato atual conta com um total de capítulos que variam em média de 12 a 24 capítulos, e se iniciou nos anos 90, quando houve um grande investimento das séries. Atualmente, viraram fenômenos em todo o mundo, ampliando a influência da Coreia em todo o globo.

Formato dos Doramas

Os dramas coreanos possuem uma linguagem bastante distinta. Em sua grande maioria, as séries possuem apenas uma temporada, numa média de poucos episódios. Porém, os dramas do tipo histórico, chamado de sageuk, podem ser mais longos, com um número de episódios que podem variar de 50 a 200 episódios, mas, possuem somente uma temporada.

Onde tudo começou

A transmissão de rádio, principalmente, a transmissão de dramas na Coreia, teve início em 1927, sob o domínio japonês. No início, 30% da língua utilizada nos programas eram de língua coreana e o restante, japonesa. Após a Guerra da Coreia, os dramas de rádio refletiam o clima do país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em 1980, com a TV em cores, os dramas coreanos ganhavam mais fôlego. O primeiro sucesso comercial de um drama foi com Love and Ambition, exibido na MBC, em 1987, considerado um marco para a TV sul-coreana. O recorde em audiência foi de 78%, conforme o jornal The Korea Times, as ruas ficaram silenciosas com a transmissão do drama em todo o país, todos ficavam na frente da TV.

Na década de 1990, outro grande marco beneficiou a televisão sul-coreana. À medida que a tecnologia foi avançando, novas oportunidades foram surgindo e, então, nasce a Seoul Broadcasting System (SBS), um novo canal comercial. O que fomentou uma corrida para atrair os telespectadores.

A SBS lançou produtos fortíssimos, principalmente, ao mudar como os dramas eram feitos através da introdução de um novo formato. Nesta década, o formato de minissérie foi adotado, tornando-se aceito pelo público, variando de 12 a 24 episódios. Daí que nasceu a importação das tramas coreanas.

Os dramas sul-coreanos dominaram a maioria do continente asiático, e tornaram-se um dos símbolos principais dessa cultura, exportada para outros do mundo, incluindo o próprio Brasil, onde sua popularização aconteceu por meio dos serviços de streaming.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

 

MAIS RECENTES