A atriz Ilva Niño, a eterna Mina da novela Roque Santeiro, de 1986, morreu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (12). Ilva estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde o dia 13 de Maio quando passou por uma cirurgia cardíaca.
A atriz foi casada com Luiz Mendonça, e teve Luiz Carlos Niño, ambos já faleceram. Ilva teve uma vasta carreira na TV brasileira, com mais de 30 papéis em novelas, séries e minisséries, além de amplas participações no teatro.
A previsão é que o corpo seja cremado por volta desta quinta-feira, no entanto, a hora e o local do velório não foi divulgado.
Aa triz nasceu na cidade de Floresta, em Pernambuco, e iria completar 90 anos no dia 15 de novembro. Começou no mundo das artes cênicas quando cursou a Escola Normal de um curso de teatro grego ministrado pelo autor Ariano Suassuna.
Então, ela se apaixonou pelo teatro e começou sua carreira no Movimento de Cultura Popular no governo de Miguel Arraes, nos anos de 1960. Após o Golpe de 1964, ela passou a morar no Rio de Janeiro.
Ilva fez muito sucesso após sua entrada na TV Globo, em 1969. No entanto, o seu grande ápice na emissora carioca foi em Roque Santeiro (1986), quando interpretou a Mina, empregada da Viúva Porcina (Regina Duarte).
“Uma pontinha de nada em Roque Santeiro, e a Mina não morreu nunca, até hoje todo mundo grita pela Mina na rua. Foi um grande sucesso, merecidamente um grande sucesso. Dias fez uma parte, depois Aguinaldo Silva pegou a outra parte e continuou o grande sucesso”, contou Ilva Niño ao Memória Globo sobre o sucesso da personagem na época.
Sobre ter interpretado muitos papéis como doméstica, Ilva destacou: “Ela não entra mais em cena apenas para servir a mesa ou mexer panela na cozinha. Ela agora está inclusa na comunidade familiar da casa. Trabalha na sua casa porque você precisa dela e ela precisa do emprego, então existe uma troca, uma necessidade”, disse ao Memória Globo.
Grande amor e apreço ao teatro
No ano de 2016, em virtude de seu amor ao teatro, a atriz promoveu a abertura do Teatro Niño de Artes Luiz Mendonça, na Lapa, no Rio de Janeiro. O local ficou fechado por dois anos, mas, reabriu com o propósito de ser um espaço para espetáculos do teatro e musicais.
O Teatro Niño é uma homenagem ao escritor e diretor Luiz Mendonça, falecido 1995. Ilva era viúva do dramaturgo, criou o espaço e manteve-o.