Papa Francisco não assistia televisão desde 1990; saiba o motivo

Papa Francisco (Reprodução: Vaticano)

O Papa Francisco, que morreu na madrugada desta segunda-feira, 21 de abril, não assistia televisão desde 1990. Papa Francisco teve fortes motivos para não assistir mais televisão, tão popular em todo o planeta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O papa decidiu parar após ver uma cena sensual. “Eu estava vendo televisão com meus amigos padres, era 15 de julho de 1990. Algumas cenas de natureza adulta, digamos assim, foram mostradas — algo que não era bom para o coração”, falou em entrevista ao jornal La Voz del Pueblo em 2015.

No dia seguinte, o Papa fez uma promessa para à Virgem Maria. Ele participou de uma missa para Nossa Senhora do Carmo e prometeu nunca mais assistir televisão. Eu não assisti à coroação de Charles 3º, o novo rei britânico, por exemplo, ou muitos outros eventos mundiais importantes. Não por desdém, mas porque fiz um voto”, disse Papa Francisco no livro ‘Vida: A minha história através da História.

A promessa significa que o Papa nunca mais viu jogos do seu time amado. Argentino, o papa torcia para o San Lorenzo, na entrevista, ele frisou que acompanhava os resultados: um membro da Guarda Suíça Pontifícia o mantinha atualizado sobre o time.

Porém, durante os anos, ele abriu exceções à promessa. De acordo com o site Daily Star, no livro “Vida: A minha história através da História”, o papa Francisco contou que usou a TV para assistir uma missa de domingo quando estava internado. Ele assistiu com a posse de um novo presidente ou quando houve um acidente de avião.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, o papa era fã de arte e cinema. “Gosto da obra que vocês fazem, das obras de cinema, de arte e de beleza como grande expressão de Deus. Se quisermos qualificar as grandes obras do cinema, podemos dizer que uma boa razão são os atores, mas apenas as que souberam expressar harmonia, tanto na alegria como na dor. O cinema é poesia, pois dar a vida é poético”, disse.

MAIS RECENTES