Se tem uma coisa que a gente não pode negar, é que o cinema coreano está em alta. Nos últimos anos, a indústria cinematográfica da Coreia do Sul se tornou um verdadeiro fenômeno global. Mas como isso aconteceu? Vamos dar uma olhada nessa ascensão meteórica!
Começo humilde, impacto gigante
A indústria cinematográfica coreana começou a ganhar força lá nos anos 90, mas foi no início dos anos 2000 que ela realmente começou a chamar atenção internacional. Filmes como Oldboy (2003) e Memórias de um Assassino (2003) mostraram ao mundo o que os cineastas coreanos eram capazes de fazer: histórias complexas, repletas de emoção, mistério e reviravoltas que deixaram todo mundo de boca aberta.
Do Oscar para o mundo
Um dos pontos altos dessa ascensão foi a vitória de “Parasita” no Oscar de 2020, que levou pra casa as estatuetas de Melhor Filme e Melhor Diretor, cravando de vez a Coreia do Sul no mapa do cinema mundial. Vale destacar que foi a primeira vez que um filme em língua estrangeira ganhou nessa categoria. O filme, dirigido por Bong Joon-ho, mostrou como um roteiro bem construído e uma crítica social afiada podem conquistar plateias de diferentes lugares .
Tem pra todos os gostos
Um dos motivos do sucesso do cinema coreano é a diversidade de gêneros que ele abrange. Tem terror, comédia, drama, ação, romance, e por aí vai. E não importa o gênero, sempre há uma qualidade impecável nas produções. Filmes como O Hospedeiro (2006), que mistura terror e humor, ou Invasão Zumbi (2016), que é um apocalipse zumbi cheio de emoção, mostram bem essa versatilidade.
Cineastas Inovadores
A Coreia do Sul tem revelado cineastas incríveis que sabem como contar histórias de maneiras inovadoras. Diretores como Bong Joon-ho Parasita, Park Chan-wook (Oldboy), e Kim Jee-woon (Eu Vi o Diabo) são apenas alguns nomes que têm feito história. Esses diretores não têm medo de explorar temas difíceis e de brincar com o formato tradicional do cinema, o que torna seus filmes únicos e impactantes.
Outro fator importante é o apoio que a indústria cinematográfica coreana recebe do governo. A Coreia do Sul investe pesado em cultura, e o cinema faz parte dessa estratégia. Esse apoio ajudou a criar uma infraestrutura sólida para produções de alta qualidade, desde as grandes superproduções até filmes independentes que acabam ganhando o mundo.
Enfim,a ascensão da indústria cinematográfica coreana não aconteceu do dia para a noite, mas foi fruto de anos de dedicação, inovação e uma paixão por contar boas histórias. Hoje, o cinema coreano é referência mundial, e cada vez mais pessoas estão descobrindo e se apaixonando por esses filmes. Se você ainda não mergulhou nesse universo, está perdendo!