A TV Globo reconheceu que errou um pouco a mão nos investimentos ao Globoplay, sua plataforma de streaming. Durante a pandemia, a empresa investiu mais na plataforma do que em seus canais lineares como GNT, Multishow e Globonews. A falta de investimentos foram sentidas até na própria TV Globo.
O desabafo foi feito na manhã de segunda-feira (12), onde Paulo Marinho, presidente do Grupo Globo, no PayTV Fórum, evento voltado para a indústria do entretenimento e TV por assinatura, o que inclui o streaming.
“A gente acha que errou um pouco a mão no nível de investimentos, talvez investindo demais em volume, e até custo de conteúdo, versus o retorno que a gente estava conseguindo obter de crescimento de base naquele momento”, enfatizou o presidente da Globo, relembrando à época da pandemia, quando o Globoplay passou a oferecer ela mesma através da plataforma, além de outros canais lineares do grupo, como GNT, Multishow e outros.
No evento, Paulo Marinho deu a entender que a plataforma Globoplay ainda dá prejuízo, com possibilidade de lucro apenas para 2026. “A gente está chegando nesse momento muito sustentável, mas, quando a gente olha individualmente, alguns produtos, alguns modelos de distribuição, a gente ainda precisa alcançar a rentabilidade. No conjunto da obra, estamos bem posicionados e apontando para um caminho sólido e positivo, e individualmente uma frente ou outra a gente ainda precisa fazer essa virada e gerar rentabilidade”, disse sem citar quais negócios seriam.
“Eu acho que tivemos um ímpeto, assim como todo o setor de comunicação, de mídia, um impulso muito forte, um foco talvez excessivo na questão do streaming, da distribuição direta ao consumidor, no B2C, e não conseguimos capturar resultado nesse sentido. Não estou querendo dizer que isso foi errado, continuamos com investimentos muito pesados, mas nós equilibramos melhor os nossos modelos de distribuição”, frisou.
Paulo Marinho ainda enfatizou que, a emissora criou um grupo para pensar em conteúdos a longo prazo, visando chegar a diferentes gerações e buscando sempre a cada dia atrair mais jovens para o Grupo Globo. Ele afirmou que o Globoplay é crucial para que isso aconteça.