A Globo escolheu a trama que vai substituir a reprise de Cheias de Charme, no horário das edições especiais, logo após o Jornal Hoje. Trata-se da novela Cabocla (2004), trama que revelou a atriz Vanessa Giácomo, que voltará ao ar.
A previsão é que o folhetim volte na última semana de agosto. Mas, por uma semana, a novela das empreguetes irá dividir espaço com o folhetim de Benedito Ruy Barbosa. A aposta da Globo é que Cabocla segure os índices após os Jogos Olímpicos de Paris.
A produção de 2004 é um remake da novela de 1979, escrita por Benedito Ruy Barbosa e, na época de sua primeira versão, foi vivida por Glória Pires e Fábio Jr. A versão dos anos 2000 foi adaptada por Edmara e Edilene Barbosas, filhas do autor.
Sobre o folhetim
O folhetim se passa em 1918. Nela, Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) é um jovem boêmio do Rio de Janeiro, porém, sua vida muda quando ele descobre que está com uma lesão no pulmão direito. Então, foi aconselhado por Edmundo Esteves (Ohton Bastos) seu médico, a mudar para um local mais tranquilo, na fazenda de um primo de Vila da Mata, no Espírito Santo.
Quando Luís chega em Vila da Mata, acaba se hospedando no jotel do canal da Sinhá Bina (Jussara Freite) e Zé da Estação (Otávio Augusto) para esperar o primo, Coronel Boanerges (Tony Ramos), que vai levá-lo para sua fazenda.
Bastou uma noite no local para Luís se encantar pela filha de Zé e Bina, a tima e arredia Zuca (Vanessa Giácomo). Eles enfrentarão muita resistência, e pelo fato de Zuca já ser noiva do briguento peão Tobias (Malvino Salvador).
A trama conta com grandes nomes como Patricia Pillar, Regiane Alves, Mauro Mendonça, Reginaldo Faria, Vera Holtz e Danton Mello. Cabocla também escancara os problemas sociais da época, as brigas políticas e o coronelismo, fenômeno característico da década de 1910, no Brasil.