A banda sul-coreana Kard, falou sobre a sua experiência de virem primeira vez ao Brasil. Isso aconteceu em 2017, quando o grupo musical kpop participou do Programa Raul Gil, do SBT. Na época, “as brincadeiras” do apresentador foram bastante mau vistas pela imprensa internacional.
De acordo com a imprensa internacional na época, a atitude do apresentador foi de estereotipar os asiáticos desde a entrada da banda na atração. Recentemente, uma página dedicada ao Kpop, trouxe um relato de integrantes da banda sobre a má experiência em sua primeira vez em solo brasileiro.
“No começo quando fui ao Brasil, sofri muita discriminação racial. Era um programa ao vivo de grande audiência, com uma pessoa que era praticamente o MC da nação e ele era racista e nós não percebemos isso na época”, enfatizaram a Kard.
“Tão idiotas, ficamos parados feito bobos. Se assistir ao vídeo, você está sorrido. Eu estou sorrindo. Ele sendo racista e eu estou sorrindo porque eu não sabia. A intérprete que estava traduzindo nós não sabíamos… Ela não nos contou. Eu era muito nova e inocente na época. Eu me senti idiota depois de ver o vídeo”, continuaram.
“Mas era um programa nacional, com mais de 50% de cobertura. Eu fiquei preocupada se isso seria ridicularizado. Eu fiquei vergonha quando vi o vídeo”, finalizaram.
Em uma entrevista, #KARD falou sobre sua 1º visita ao Brasil e a xenofobia que sofreram no Programa Raul Gil.
"Doeu muito. Como eu não sabia de nada (por conta do idioma), ele estava sendo racista e eu estava sorrindo. Me senti uma idiota", disse Jiwoo.pic.twitter.com/KVsIKsywj8
— Revista KoreaIN (@revistakoreain) November 9, 2023