Mesmo com o impacto da icônica cena da morte de Odete Roitman no remake de Vale Tudo, que movimentou as redes sociais e garantiu recorde de audiência da novela em 2025. No entanto, a TV Globo viu números bem mais modestos do que em décadas passadas, evidenciando a perda de público frente ao avanço da internet e das plataformas de streaming.
Nesta semana, a morte da icônica Odete Roitman no remake de Vale Tudo movimentou o país. A cena foi amplamente comentada nas redes sociais. Afinal de contas, todos ainda querem saber: quem matou a vilã? Essa foi a pergunta que impulsionou a trama original de Vale Tudo, de Gilberto Braga, em 1988.
VEJA TAMBÉM
Leia mais: Morte de Odete Roitman faz Globo bater recorde em audiência
Mesmo sendo uma das cenas mais aguardadas pelos fãs, a novela marcou “apenas” 30,0 pontos no Kantar Ibope – um número considerado modesto quando comparado a outras épocas. De acordo com dados obtidos pela reportagem do ADTV, o capítulo com a morte de Odete Roitman bateu recorde na atual fase da novela: a TV Globo anotou uma média de 30,0 pontos, com pico de 30,85.
Celebridade x Vale Tudo
Geralmente, cenas icônicas são responsáveis por grandes índices de audiência, mesmo que a trama ainda não esteja em sua reta final. É o caso de Celebridade, de 2003, novela “das oito”, também escrita por Gilberto Braga. Naquele ano, o país parou diante da TV – fosse pela vilania de Laura (Cláudia Abreu) ou pelo protagonismo de Maria Clara Diniz (Malu Mader) – e uma cena emblemática fez a audiência da Globo disparar.
Após inúmeras maldades de Laura, a mocinha Maria Clara finalmente reagiu. O público torceu como nunca para a vingança vir a cavalo – e veio. No capítulo 169, Maria Clara (Malu Mader) deu uma surra violenta em Laura (Cláudia Abreu), numa sequência que se tornou uma das brigas de novela mais emblemáticas de todos os tempos. A cena garantiu uma explosão de audiência: média de 58,0 pontos no Ibope e picos de 61,0. O país parou. Pessoas gritavam das janelas dos edifícios nas grandes cidades. Foi, para muitos, um momento catártico: o Brasil lavou a alma com a surra de Maria Clara em Laura.
Para efeito de comparação, a emissora carioca perdeu 48% do público quando comparamos esses dois momentos icônicos. De 58,0 pontos em um capítulo que parou o país em 2004, a Globo marcou 30,0 pontos em seu capítulo mais especial de 2025. Os tempos, de fato, mudaram.