Durante o festival The Town, em São Paulo, o apresentador João Silva falou publicamente sobre o estado de saúde de seu pai, Fausto Silva, que deixou o hospital no fim de agosto e agora segue em recuperação em casa. O comunicador passou por um delicado processo médico, que incluiu dois transplantes, de fígado e rim, realizados em agosto, após quase três meses de internação.
Em entrevista à CNN Brasil, João compartilhou que o tratamento segue em ritmo constante e otimista. “É dia após dia”, resumiu o filho. “Ele está bem. A recuperação é dia após dia, mas está indo bem. Acho que, em dois meses, já veremos uma bela melhora”, afirmou João Silva.
VEJA TAMBÉM
Tratamento cuidadoso e acompanhamento constante
De acordo com o apresentador do SBT, o quadro de saúde do pai vem sendo acompanhado de perto por uma equipe médica que demonstra confiança na recuperação. No entanto, a recomendação é de cautela, com foco em fisioterapia, exercícios de fortalecimento e cuidados diários. “É de recuperação, com cautela, muito treinamento físico e fisioterapia. Ele está consciente, comunicativo, do jeito dele mesmo. Meu pai é muito forte, não tem jeito”, disse João Silva.
O retorno ao lar marcou uma nova etapa na vida do apresentador, que permaneceu internado desde 21 de maio, quando deu entrada no hospital em razão de uma infecção bacteriana que evoluiu para sepse. Durante esse período, Fausto passou por dois procedimentos delicados. Em 6 de agosto, realizou o transplante de fígado, e já no dia seguinte foi submetido ao transplante de rim. Ambos os órgãos foram doados por um mesmo doador compatível.
Em conversa anterior ao Portal Leo Dias, João já havia comentado sobre o momento em que recebeu a notícia de que o pai teria alta. “A recuperação vai muito melhor, ele está em um ambiente de conforto [em casa], muda tudo. Mas os cuidados agora são para o resto da vida”, relatou o apresentador. Ele ainda descreveu a emoção da notícia: “Eu acordei, fui para uma reunião direto e, no meio da reunião, quando pego o celular, recebo a mensagem no grupo da família. Foi muito especial. Nunca mais quero vê-lo no hospital”, disse João Silva.
Para o filho, poder estar novamente com Faustão no ambiente familiar é motivo de grande alegria. “Ter ele em casa é uma alegria danada, é felicidade, não tem muito o que explicar em palavras porque é algo que você espera por muito tempo e, de fato, concretiza. Você até demora para digerir tudo isso de uma forma positiva. A gente ficou lá trocando ideia e tudo, foi maravilhoso”, afirmou João.
Lições para a família
Ao falar sobre os aprendizados que a situação trouxe, João ressaltou a importância de valorizar a saúde. “Inclusive, foi uma lição para mim, para os meus irmãos, o quanto a gente tem que cuidar da saúde. Mais do que nunca, ele que passou por tudo isso, tem que estar de olho sempre”, disse o apresentador.
A trajetória de recuperação de Faustão mostra não apenas a força do comunicador, mas também o apoio e a união da família neste momento delicado, em que a esperança e os cuidados se tornam protagonistas.