Ozzy Osbourne, falecido nesta terça-feira (22), aos 76 anos, não apenas fez história na música, mas também na televisão. O astro se tornou a grande estrela do reality show The Osbournes (2002-2005), que mostrava toda a rotina de sua família. Assim, uma nova geração passou a acompanhar o astro.
No entanto, o músico detestou a exposição excessiva. A atração surgiu em um momento de transição de sua carreira: seu álbum mais recente à época, Down to Earth (2001), não alcançou o sucesso esperado nas paradas britânicas, além de não ter conquistado a liderança no ranking de discos de rock.
VEJA TAMBÉM
O astro, então, aceitou o convite da MTV para abrir seu casarão às câmeras da emissora. A ideia era mostrar um novo Ozzy para o público — uma experiência semelhante ao MTV Cribs (2000-2010), no qual famosos mostravam suas casas ao público e que havia explodido em audiência. Foi ali que a MTV percebeu que poderia ser um grande sucesso:
“Por um lado, foi fenomenal; por outro, eu tive que ver minha família sofrer. Mas nós inventamos uma nova maneira de fazer televisão. Nós abrimos as portas para todos esses programas que existem agora. Nós faríamos de novo? Não sei. Acho que não”, disse ele em entrevista ao site The Quietus.
Leia mais: A resposta chocante no Show do Milhão que deixou Patrícia Abravanel sem reação
Ele contou que não imaginava o nível de exposição que a atração traria para sua vida:
“Você vai dormir numa noite e acorda no dia seguinte com um mundo completamente diferente. Tem câmeras para todos os lados, e você é atacado por essas merd*s na sua cara. Meus filhos não conseguiram lidar com aquilo, minha mulher não conseguiu lidar com aquilo — ela tinha câncer no cólon”, relatou.
O núcleo familiar de Osbourne chegou a ser comparado ao dos Simpsons da vida real. Ozzy admitiu que estava completamente estranho durante o reality show, sem conseguir concluir nenhum raciocínio, como Homer Simpson.
The Osbournes se tornou um fenômeno e alcançou a maior audiência da história da MTV nos Estados Unidos, com mais de 6,6 milhões de pessoas assistindo à atração ao vivo. Ainda venceu o Emmy do mesmo ano como melhor programa de “vida real”.
Logo após o fenômeno, o formato provocou uma onda de programas similares, em que famílias abrem suas mansões e exibem suas vidas ao público. No Brasil, a MTV tentou aproveitar o sucesso lançando Família MTV, com participações de nomes como Wanessa Camargo, Claudia Leitte, entre outros.