Tieta (Betty Faria) retorna a Santana do Agreste com grande esplendor após uma longa ausência. No entanto, sua chegada não é pacífica e desperta fortes reações entre os habitantes, especialmente entre aqueles com quem ela teve vínculos mais estreitos no passado.
Ao chegar à cidade, Tieta é imediatamente reconhecida por Tonha (Yoná Magalhães), que, emocionada com seu retorno, corre para abraçá-la. Carmosina (Arlete Salles) também se aproxima, e as duas amigas de longa data a recebem com imenso afeto. Tieta, por sua vez, compartilha que sempre as teve em seus pensamentos, mesmo durante todo o tempo em que esteve distante.
Em seguida, Perpétua (Joana Fomm) chega e pergunta se Tieta ainda se lembra dela e de seu pai. Tieta, aproveitando a oportunidade para fazer uma brincadeira, observa o velho com seu inseparável cajado. Perpétua, então, chama os outros moradores para verem se a forasteira ainda recorda todos, revelando que muitos acreditavam que Tieta estava morta.
Tieta chegando na cidade, logo no horário da missa, os fiéis saem da igreja e vão acompanhar Tieta até a casa de Perpétua, que oferece sua cara para hospedar a irmã. Tieta diz que, ficou viúva e trouxe com ela sua enteada, Leonora (Lídia Brondi), filha do comendador na qual ela se relacionou e a apresenta a todos.
Porém, Tieta fica perplexa ao saber que Perpétua agora é dona da casa onde ela viveu um rápido romance com Lucas, (Herson Capri), antes de ser expulsa de Santana do Agreste. Perpétua cede seu quarto, na qual Tieta dormia com o médico e pergunta se Tieta lembra daquele tempo, que responde que sim.
Carmosina, com saudades da amiga, vai até a casa de Perpétua e pergunta se ela escutou Lucas. Tieta revelou que Lucas, foi o único homem que ela amou, que o procurou bastante, mas que nunca o achou. A amiga, então, pergunta se Tieta vai cumprir sua jura de vingança, mas a protagonista desconversa.