Tieta do Agreste está de volta no Vale a Pena Ver de Novo, a partir de 2 de dezembro. Inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a grande obra de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares conquistou o público brasileiro com seu humor icônico e personagens e atuações inesquecíveis.
A trama, em 2024, completou 35 anos desde a primeira exibição, entre 1989 e 1990, e está viva na memória afetiva dos brasileiros, inclusive, na nova geração. Nas redes sociais, muitos queriam que a trama ocupasse o lugar de Alma Gêmea.
Sobre Tieta
Ambientada na fictícia Santana do Agreste, no Nordeste Brasileiro, a trama é tem a primeira fase como Claudia Ohana, que vive a primeira fase de Tieta. É aí que ela é escorraçada pelo pai da cidade, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), indignado pelo comportamento liberal da jovem, e envenenado pelas intrigas de Pérpetua, sua filha e irmã de Tieta.
Ao ser expulsa, e 20 anos depois, ela volta para Santana do Agreste, desta vez interpretada por Betty Faria, quando reaparece rica e exuberante e decidida a se vingar de quem lhe maltratou.
Para incomodar sua família, ela acaba se envolvendo com o sobrinho Ricardo (Cássio Gabus Mnedes), filho que sua invejosa irmã, Perpétua, vivida por Joana Fomm, na qual fez uma brilhante atuação, uma beata que vivia em eterno luto, uma das grandes vilãs da dramaturgia nacional.
No final, Tieta acaba conquistando a todos os habitantes de Santana do Agreste, sendo amada pela cidade, derrotando sua principal inimiga, Perpétua.
Novidade divulgada nas redes sociais
A TV Globo anunciou a novidade em suas redes sociais, e Betty Faria reviveu a personagem num vídeo de divulgação da Globo. “Eu não disse que voltava? Dia 2 de dezembro, no Vale A Pena Ver de Novo, eu mesma”, disse a atriz.