O Globo Repórter desta sexta-feira, 04/10/2024, faz uma viagem sobre o mundo da tecnologia. O futuro conta com máquinas voadoras se multiplicando nos céus das cidades inteligentes, metaverso, hologramas. O Globo Repórter desta sexta-feira, dia 04, mostra como os brasileiros estão nessa corrida pelas tecnologias do futuro e cada mais vez mais próxima da nossa realidade. Com reportagens de Paulo Gonçalves, o programa é uma coprodução com a EPTV. “Este é um programa cheio de novas descobertas, com tecnologias disruptivas, onde os pioneiros abrem caminhos para a nova era”, afirmou o repórter.
Inovações que transformam
Robertron: O Robô interativo
Na principal rua do comércio da cidade de Campinas, a Rua 13 de Maio, o Robertron, um robô com câmeras, sensores e inteligência artificial, super interage com humanos e aproxima e diverte a galera mais curiosa. Ele foi criado por dois amigos da faculdade, que lembram desde o início da jornada até a fundação de uma fábrica pequena com máquinas de inteligência artificial. Em um consultório localizado na cidade de Poço de Caldas, no município de Minas Gerais, um robô acaba recepcionando os pacientes e atua como auxiliar odontológico. O programa mostra como a tecnologia auxilia em diversas áreas, como na saúde, em exames de imagem, cirurgias e tratamentos, unindo a mão do homem à grande precisão das máquinas.
Avanços na saúde
Um superlaboratório do tamanho de um estádio de futebol, vem mudando a ciência feita no Brasil. Instalado em Campinas, São Paulo, o Siriús é um acelerador de partículas capaz de mudar diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas que atrai o interesse do mundo inteiro. O repórter Paulo Gonçalves conhece os pesquisadores que trabalham em estudos sobre o cérebro humano, agricultura, energia e outros.
Ciência e Tecnologia em alta
Brasileiro, formado em Santa Rita do Sapucaí, na região sul do estado de Minas Gerais, Luciano Camilo é Doutor em Engenharia de Telecomunicações e atua no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa na Califórnia. Líder da comunicação e robótica, o engenheiro contou como é trabalhar com tecnologia. A cidade que formou Luciano, é conhecida como o Vale da Eletrônica, sendo desenvolvida a sexta geração de internet. O Instituo Nacional de Telecomunicações, o Inatel, lidera o projeto Brasil 6G, banda larga prevista para o ano de 2035, que conta com uma tecnologia mais eficiente entre antenas, celulares e satélites.