Na tarde desta terça-feira (01/07), uma cobertura jornalística realizada na cidade de Alumínio, no interior de São Paulo, terminou em agressão entre dois jornalistas. O incidente ocorreu enquanto equipes de diversos veículos apuravam, simultaneamente, o desaparecimento de duas adolescentes na região. A confusão foi protagonizada por Lucas Martins, repórter da Band, e Grace Abdou, jornalista da Record TV, durante transmissões ao vivo.
O desentendimento começou quando ambos os profissionais quiseram acessar uma fonte de informação no local dos fatos. Segundo testemunhas presentes na cena, o conflito começou quando Lucas Martins se irritou com a movimentação de Grace Abdou na área destinada à imprensa. Ao se sentir prejudicado durante sua entrada ao vivo, o repórter da Band elevou o tom de voz e empurrou a colega.
VEJA TAMBÉM
As imagens do momento foram exibidas ao vivo durante os programas Brasil Urgente, da Band, e Cidade Alerta, da Record TV. Em meio à transmissão, Lucas Martins reclamou: “Dá licença, tá louca?”, ao ver Grace se colocar diante da câmera. A jornalista, ao sentir o empurrão do colega de profissão, questionou. “Você tá ao vivo, Lucas?”, ao que ele respondeu afirmativamente. Em seguida, ela perguntou o motivo para ter sido agredida, e então, Lucas rebateu: “Porque você está entrando na minha frente propositalmente, e não é a primeira vez.”
Até o início da noite, nenhuma manifestação havia sido feita pela Band. No entanto, a Record TV publicou uma nota oficial repudiando o comportamento de Lucas Martins. “A RECORD condena veementemente a agressão praticada pelo repórter da Band, Lucas Martins, ocorrida na tarde desta terça-feira, 01 de julho, contra nossa repórter Grace Abdou. O boletim de ocorrência foi registrado e medidas judiciais cabíveis serão tomadas”, diz o comunicado”, afirmou a emissora.
Posteriormente, o jornalista da Band retornou ao ar e, visivelmente constrangido, pediu desculpas públicas. “Pedi pra voltar ao ar porque na disputa por espaço eu tive uma atitude inaceitável, eu empurrei a repórter da Record, colega de muitos anos, dividimos muitas pautas”, iniciou.
“Cabem poucas explicações sobre o porquê. Não há motivo que justifica isso, estava ao vivo, buscando espaço, e naquele momento eu empurrei a Grace. Isso é inaceitável. Eu vim aqui a público para pedir desculpas. Um episódio lamentável e uma atitude da minha parte inaceitável. Eu só tenho isso a dizer”, finalizou.