Eliana Michaelichen, apresentadora de sucesso e dona de uma credibilidade construída há décadas, virou sinônimo de grande audiência e já contou com diversas fases em sua vida pessoal e profissional.
Começando como cantora no grupo A Patotinha, Eliana chamou atenção do apresentador Silvio Santos (1930-2024) e logo foi convidada para apresentar um programa infantil no SBT, o Festolândia, em 1991. Logo, seu programa durou apenas 3 meses no ar e precisou sair da programação devido aos altos custos.
No entanto, Eliana foi bastante persistente, e pediu uma oportunidade, logo nasceu o Sessão Desenho com Eliana. Porém, ao fazer sucesso com a música dos Dedinhos, e agradar aos telespectadores, a apresentadora foi convidada por Nilton Travesso, diretor na época, para comandar o Bom Dia & Cia.
E o resultado, claro, não foi outro, muito sucesso. Em seguida, no ano de 1997, a atração passou a se chamar Eliana & Cia, devido ao grande sucesso da comunicadora e centenas de licenciamentos de produtos com sua marca. Porém, em 1998, migrou para a Record, onde comandou uma grande leva de produtos infantis, Eliana & Alegria, Eliana na Fábrica Maluca, Eliana no Paque, Eliana.
Tudo É Possível
O Tudo É Possível, foi o grande responsável por lançar Eliana aos domingos. Na época, o programa foi pensado para ir ao ar no horário nobre do canal, porém, uma pesquisa feita por a emissora, constatou que se tratava de um programa aos domingos, e deu certo.
Eliana batia média de 18,0 pontos e vencia com facilidade Gugu Liberato (1959-2019) e Silvio Santos (1930-2024). O programa era vice-líder absoluto e ficou sob comando da apresentadora até o ano de 2009
Mudança para o SBT
Com a ida de Gugu para a TV Record, Eliana foi convidada por Silvio Santos para retornar ao SBT, e voltou à empresa com status de estrela. E deu muito certo, foi em sua volta ao canal de Silvio Santos, que ela se consolidou como rainha dos domingos e a alcunha de maior apresentadora do país, mesmo estando na segunda colocada no ranking da audiência, o SBT.
Foram 15 anos de Programa Eliana (2009-2015), atração que foi um importante pilar da emissora aos domingos, segurando a vice-liderança e vencendo todos os seus principais concorrentes, além de fazer história na grade da emissora da Anhanguera.
Estrela do SBT
Desde que chegou ao canal, Eliana avançou muitas casas em sua carreira, seu profissionalismo e importância no SBT, trouxe-lhe a posição de maior nome do canal, e chegou a substituir Hebe Camargo (1929-2012), como madrinha do Teleton.
Porém, em junho deste ano, decidiu sair do canal de Silvio, claro que os rumores foram diversos, mas, o fato decisivo é que está bastante estranha sua ida para a Globo.
Ida para Globo
Eliana chegou na TV Globo uma semana após deixar o SBT, e logo, foi anunciada pelo Fantástico como grande contratada do canal. Na emissora carioca, a apresentadora ficou encarregada de comandar as edições do Saia Justa, o The Masked Single Brasil, que era comandado por Ivete Sangalo, além de um programa de verão no GNT.
Perdida na Globo
De todas as atrações citadas, como Saia Justa, The Masked Single e o programa de verão, são atrações interessantes, mas, nada se iguala ao nível do profissionalismo de Eliana, nem tampouco os programas e importância que ela tinha no SBT e TV Record, onde sempre foi a grande estrela.
A sensação que dá, ao telespectador, que a veterana está escondida na grade, ou até perdida. A loira chegou a comandar um programa de entrevistas no Fantástico, mas, nada se compara ao que ela tinha no SBT e na Record.
Só o tempo dirá e definir, se Eliana fez um bom negócio ao trocar o SBT pela Globo, ou recusar a proposta da Record, por sua volta. O fato estabelecido, é que a loira deixou o espaço na qual era Rainha dos Domingos para abrir caminhos na Globo que, sinceramente, até agora não disse muito ao que veio. Que venha 2025 e que dê tudo certo para Eliana.