Falta menos de um mês para o maior espetáculo da Terra e os preparativos para a festa estão a todo vapor. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as escolas de samba estão esquentando os tamborins com ensaios diários, ajustes nos carros alegóricos e finalização das fantasias e a Globo está acompanhando cada passo desse processo. Para contar a história das 14 escolas do Grupo Especial de São Paulo e das 12 escolas do Rio de Janeiro e mostrar um pouco da preparação de cada uma para a disputa, a partir desta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, a TV Globo estreia séries de reportagens sobre a maior festa popular do país no SP1 e no SP2, além das tradicionais ancoragens do RJ1, da Cidade do Samba, no Rio de Janeiro.
Os sambas-enredos que serão cantados no Sambódromo do Anhembi, seus significados e os bastidores do que será mostrado na avenida estão na série “Enredos”, que o SP1 exibe a partir segunda-feira, dia 3. Os repórteres Fernanda Carvalho e Romulo D’avila visitam os barracões e ensaios nas quadras, ouvem os carnavalescos e os grandes homenageados deste ano, e as pessoas que dão vida às escolas de samba em São Paulo. “Como alguém que ama carnaval, é muito bacana acompanhar o trabalho dos barracões, a concepção dos carnavalescos, o trabalho de pesquisa, ver tudo aquilo se montando, visitar os ensaios. As comunidades nos recebem com muito carinho e elas têm orgulho de apresentar as suas escolas, os seus enredos e sua dedicação para se consagrar campeã do carnaval”, conta Fernanda.
Também na segunda-feira, dia 3, o SP2 estreia a série “Vim de Lá”, com reportagens sobre a relação das escolas que disputam o Carnaval 2025, com os bairros de São Paulo. Os repórteres Fernanda Carvalho e Romulo D’avila, fazem um passeio pela história das escolas, por meio de imagens antigas e entrevistas com a velha guarda e as muitas gerações das famílias de sambistas. Tanto a série “Enredos” quanto “Vim de Lá” terão 14 episódios, exibidos de segunda a sexta-feira. “Para quem não é do mundo do samba, será uma belíssima oportunidade de conhecer mais sobre essa cultura tão incrível. E pra quem já é folião, é um momento de conhecer histórias, até então, desconhecidas. O carnaval é feito de muita gente. Vamos mostrar o que acontece nos barracões e nas quadras e adiantar algumas alegorias e fantasias que estarão na avenida. Nossas séries são um ótimo aquecimento pra gente já entrar no clima”, afirma Romulo.
No Rio de Janeiro, Mariana Gross e Milton Cunha comandam a tradicional ancoragem ao vivo dos barracões, na Cidade do Samba, a partir do dia 10, no RJ1. Em mais um ano de parceira, a dupla apresenta as 12 escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro, já no clima da festa. A partir do dia 15 de fevereiro, são eles também que conduzem o programa ‘Apoteose do Samba’, que irá homenagear a longa parceria entre a TV Globo e o Carnaval. Mariana e Milton fazem um passeio pela cidade e pelos diversos segmentos das escolas de samba do Rio para mostrar a essência da festa carioca e o que mudou na folia ao longo dessas décadas. O programa terá três episódios, exibidos sempre aos sábados.
Na reta final para o Carnaval de São Paulo, a quinta edição do ‘SP no Samba’ apresenta os bastidores do show. Apresentado por Roberto Kovalick, no dia 22 de fevereiro, o programa revela curiosidades, como quais são os sinais usados pelos integrantes das escolas para se comunicarem durante os desfiles e mostra um resumo dos enredos das escolas. Uma das reportagens percorre o caminho que os componentes das alas fazem desde o momento em que descem de seus transportes até o final do desfile, na dispersão.