O Globo repórter desta sexta, dia 24/05, fala sobre o que as pesquisas mais atuais sobre o combate ao sedentarismo e mostra novidades do mundo da ciência para o bem-estar mental e físico. A OMS recomenda uma faixa de 150 minutos de exercícios físicos por semanas, no entanto, a maioria dos brasileiros estão na camada sedentária.
Há cerca de 70 cientistas em todo o mundo que veem com bons olhos sobre as atividades físicas e seus benefícios. Já é cientificamente comprovado que quem é ativo tem menos chance no desenvolvimento de doenças e possui maior qualidade de vida. Pesquisadores descobriram que, o nosso corpo produz várias substâncias enquanto está em movimento, uma delas é a ‘irisina’.
O programa mostra como o hormônio do exercício é liberado enquanto o corpo está em movimento no momento do exércicio. Com um físico surpreendente, o advogado José Carlos Barreto pratica atividade fisica regularmente, e aos 82 anos, frequenta a academia em dois turnos.
Ele é um dos pacientes avaliados pelo cardiologista Fabricio Braga, que mediu a capacidade pulmonar de quase 200 pessoas acima de 80 anos. Uma pesquisa internacional divulgada também aponta que treinos intervalados, dança, caminhada e musculação, são complementos de grande importância para a depressão.
Leia mais: Saiba com quem vai ficar o horário de Eliana no SBT
As descobertas dos efeitos do exercício mental também avançam nas principais universidades brasileiras. O repórter Paulo Gonçalves, vai até a Universidade Estadual de Campinas, Unicam, que realiza uma pesquisa com dois grupos: um grupo faz musculação duas vezes por semana, durante uma hora por dia, e outra não realiza nenhuma atividade.
Os resultados mostraram que, quem se exercita e trabalha os músculos garante uma boa saúde do cérebro e evita a atrofia, sendo um forte aliado contra doenças degenerativas, a exemplo do Alzheimer.
O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 24, vai ao ar logo após a novela ‘Renascer’.