José Roberto Maciel está de saída da presidência do Grupo Silvio Santos, no cargo desde 2022, ele sucedeu Guilherme Stoliar na função. O executivo tomou a decisão em comum acordo com o SBT.
Maciel está na empresa da família Abravanel há mais de 20 anos. Durante mais de uma década, atuou como CEO do SBT, até ser nomeado presidente do Grupo Silvio Santos, substituindo Stoliar, sobrinho de Silvio Santos (1930-2024).
Renata Abravanel, a filha número 6 de Silvio, pode assumir a presidência do Grupo Silvio Santos. O Grupo Silvio Santos é composto pelo SBT, Jequiti Cosméticos, Liderança Capitalização (Tele Sena), Sisan Empreendimentos Imobiliários e Hotel Jequitimar.
Em abril do ano de 2023, José Roberto Maciel deixou a vice-presidência do SBT e foi substituído por Daniela Beyruti, filha de Silvio. Então, as empresas vem passando por uma série de mudanças, o que acabou resultado em uma saída de diversos profissionais.
Quem é José Roberto Maciel
Atuou como CEO do SBT por 10 anos, mas, trabalhou no Grupo Silvio Santos há mais de 20 anos. Em 2020, ao site Meio & Mensagem, destacou o incômodo que sentia com relação à imagem da emissora, já que o público associava o canal ao passado e estagnação.
“O fato de termos nosso grande animador, Silvio Santos, com quase 90 anos, o Carlos Aberto de Nóbrega, com 83, ou o Raul Gil, com 82, pode passar a impressão de que a emissora está parada. Mas nos programas deles há quadros novos o tempo inteiro. Talvez nosso erro seja não conseguir mostrar que, dentro desses programas antigos, há muito conteúdo novo”, disse a Meio & Mensagem em 2020.
“Acho injusto esse título que nos dão, pois isso desmerece o trabalho que fazemos de investir em conteúdos novos o tempo todo. Temos realities, programas bem acabados, com boa estética. Temos que comunicar um pouco melhor esse SBT que se move e que não cheira à naftalina”, frisou na época.