A Record decidiu, após quase três anos no ar e bateu um martelo sobre o fim de Reis. A novela dividida por temporadas, acabará no ano de 2025, quando completará três anos sendo transmitidas no horário das 21h, no canal. Não há previsão sobre a estreia da décima terceira fase, intitulada A Esperança.
O canal, não colocou ainda a 12ª temporada no ar. Só entrará em jogo após o fim de Força de Mulher, que está no lugar das novelas bíblicas e se tornou um grande sucesso da Record. A fase denominada como A Emboscada, está disponível no Univer Video, streaming da Igreja Universal, desde o mês de setembro.
A décima terceira temporada ainda está em gravação. Os roteiros e gravações estão acontecendo rapidamente. A previsão é que tudo termine em janeiro de 2025.
A Univer Video confirmou o cancelamento da trama à coluna Outro Canal, do F5. A novela é feita a partir de uma parceria da Record com a Igreja Universal do Reino de Deus; o canal deixou de produzir tramas, agora, compra os capítulos prontos da igreja.
O folhetim detalha a transição de Israel, que deixou de ser comandado por juízes para passar a ser uma monarquia no período antes do nascimento de Jesus Cristos. Os reis bíblicos Saul, Davi e Salomão foram mostrados em fases diferentes de suas vidas.
Para fazer a novela, Cristiane Cardoso se inspirou em livros bíblicos de Crônicas, Samuel, Provérbios, Eclesiastes e Salmos.