O SBT completa 19 anos nesta segunda-feira, 19 de agosto, fatidicamente, dois dias depois do seu grande fundador falecer, o empresário e comunicador Silvio Santos. A emissora que iniciou suas transmissões em 1981, é uma televisão que está na memória afetiva dos brasileiros.
O canal possui uma identidade própria e muito particular. E, viveu muitas diferentes fases, tanto em audiência e repercussão. A emissora, conhecida por exibir tramas e produtos mexicanos em sua grade, além de ser a grande referência dos domingos, segue, mas agora sem o seu maior exemplo, o Silvio Santos. Nessa história recheada de detalhes, vamos conhecer os 5 momentos de maiores audiências do SBT.
1º – Final Casa dos Artistas e vitória de Bárbara Paz (55 pontos)
O programa foi tratado como sigilo de estado, pelo patrão Silvio Santos. Nos comerciais, a emissora anunciava que viria uma atração que iria mudar os rumos da televisão brasileira e até mudou mesmo.
No dia 28 de outubro de 2001, estreava a Casa dos Artistas, que chegava com a missão de confinar 12 artistas cercado por câmeras 24 horas. Não deu outra, foi um fenômeno em audiência, atormentando a vida da Globo e vencendo a emissora carioca aos domingos, batendo o Fantástico.
De 12 edições dominicais, a atração venceu o Fantástico 11 vezes, não tinha pra ninguém. O reality chegou a incomodar a novela O Clone, de Glória Perez. Na média geral, Casa dos Artistas bateu 26,0 pontos de média, porém, na grande final, chegou a 55 pontos, conquistando a liderança na média dia contra a TV Globo.
2º – Final da Copa do Brasil e jogo entre Corinthians e Grêmio (54 pontos)
Na época, querendo investir numa programação mais desenvolta, o SBT comprou os direitos de transmissão da Copa do Brasil, de 1995, que não tinha muita importância na época. Porém, a edição rendeu altos índices em audiência, pois o canal enfatizou que o vencedor garantiria uma vaga na Copa Libertadores.
O jogo entre Corinthians e Grêmio, na final, rendeu uma vitória por 2 a 1 para o time paulista, e o SBT um pico de 54 pontos de média.
3º – Final da Casa dos Artistas 2, Rafael Vannuci campeão (50 pontos)
Mesmo tendo marcado uma audiência menor em comparação a primeira edição do programa, a Casa dos Artistas 2 também fez sucesso.
Quem venceu foi o filho da cantora Vanusa, Rafael Vanucci, e esta final garantiu um ibope lá em cima, com 50 pontos.
4º – Cobertura da morte dos Mamonas Assassinas (47 pontos)
Os Mamonas Assassinas eram um verdadeiro sucesso em audiência nos anos 90. Porém, com a morte do grupo em 03 de março de 1996, chocou o país.
Incrédulo, o Brasil parou em frente à TV acompanhando a cobertura do Domingo Legal, que naquela ocasião começou às 12h e trouxe uma cobertura ao vivo de toda a repercussão do caso.
Os links ao vivo, além de trazerem a Mãe Dinah, que teria previsto o acidente. O programa registrou a liderança isolada com 47 de pico na Grande São Paulo.
5º Jean Claude Van Damme no Domingo Legal (44 pontos)
Van Damme veio ao Brasil para divulgar o filme Replicante, que chegaria aos cinemas naquela semana. Jean Claude Van Damme, no dia 06 de maio de 2001, dançou funk até com a loira do Tchan, Sheila Mello.
Mas o grande momento quando Gugu chamou Gretchen para rebolar ao lado de Van Damme. A cantora começou a cantar conga, e os dois chegaram a dançar coladinhos. Neste momento que aconteceu uma cena para a história da TV: Van Damme teve uma ereção ao vivo no palco, causando a risada de Gugu e do público.
Esse momento rendeu uma audiência chegando aos 44 pontos de pico.