A internet segue crescendo e tirando espaço da TV aberta no mercado publicitário. Após muitas demandas no streaming, rede sociais, e plataformas como YouTube, a audiência que se concentrava na TV aberta está migrando.
De acordo com pesquisa do (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário) Cenp, em mais de 325 agências de publicidade do país, viu os números da internet crescerem entre o período de janeiro a julho de 2024, aproximando-se da TV.
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A pesquisa publicada em setembro pela Cenp, revela que a Televisão teve um investimento por parte do mercado publicitário de 39,5%, num total equivalente a R$ 4.193.874 bilhões. Já a internet, recebeu 38,2% da demanda publicitária, equivalente R$ 4.051.137 bilhões, ou seja, com resultados bem próximos à TV.
O estudo ainda trouxe o resultado da TV fechada, que recebeu 5,2% de publicidade. Desde o advento da internet, todos os meios tradicionais perderam bastante espaço, inclusive, às revistas, que ocuparam somente 0,4% décimos do investido. Lembrando que, o gênero [mídia impresa] era dominante nos anos entre 1920 e 1990.
Confira os dados do segundo trimestre
- Televisão Aberta: R$ 4.193.874 bilhões – 39,5%
- Internet: R$ 4.051.137 bilhões – 38,2%
- Mídia Exterior: R$ 1.182.949 bilhões – 11,2%
- TV por assinatura: R$ 555.792 milhões – 5,2%
- Rádio: R$ 416.863 milhões – 3,9%
- Revista: R$ 38.225 milhões – 0,4%
- Cinema: R$ 24.322 milhões – 0,2%
O estudo foi realizado entre os meses de janeiro a julho, na qual averiguou o investimentos em mídia realizados por 325 agências participantes entre as datas mencionadas.
Audiência da TV x Internet
O ADTV publicou números em audiência no mês de abril, frisando que, a TV Globo não vê mais SBT e TV Record como suas maiores concorrentes. A líder em audiência vê a internet/streaming, como principal desafio daqui para frente.
De acordo com dados de Abril, da Focal Meter, pesquisa do Kantar Ibope, mostrou que a TV Globo detinha 28,4% da audiência. O YouTube apareceu em segundo lugar registrando 13,8%; bem distante da TV Record que marcou 8,8% e SBT apenas 6%.
Os números mostram uma mudança de comportamento no público. Folhetins da Globo que antes marcavam 50 a 60 pontos no Ibope, a exemplo de Celebridade, de Gilberto Braga (1945-2021), que entre os anos de 2003 a 2004 marcou uma média de 46 pontos na Grande São Paulo, viu a faixa cair 20,6 pontos em 20 anos, já que Renascer, adaptação de Bruno Luperi, encerrou com uma média de 25,4 pontos.
Internet dominando coberturas esportivas
O que antes parecia ser impossível, a transmissão de eventos esportivos de grande latência, como as Olimpíadas, por mídias não tradicionais, agora é. A CazéTV por exemplo, deteve os direitos de transmissão das Olimpíadas na internet, e fez o maior sucesso.
Sendo transmitida ao vivo no YouTube, a transmissão contou com 41 milhões de dispositivos diferentes, alcançou bons resultados no digital. Embora que, a Globo tenha atingido 140,4 milhões em todos os seus canais, o crescimento da internet no mercado se mostra bastante imponente.