O Kantar Ibope divulgou uma pesquisa na última quarta-feira (09/10). A empresa de medição afirmou que o YouTube já é mais assistido que as cinco principais redes de televisão do Brasil, incluindo a Rede Globo de Televisão, principalmente, se considerando todas as plataformas, como TVs conectadas, desktops e dispositivos móveis.
Os dados foram apresentados num evento do Google para o mercado publicitário. Conforme o estudo, o YouTube é a plataforma de conteúdo número um entre os brasileiros com 18 anos ou mais, sendo visto por mais de 75 milhões de pessoas apenas em televisores conectados à internet. Na comparação, as redes de TV somadas chegam a 73 milhões nessa área específica.
YouTube tem trunfo para vencer a Globo
Grande parte do crescimento da plataforma YouTube, está relacionada ao consumo de músicas e à exibição de eventos esportivos, como Olimpíadas de Paris, Eurocopa, dentre outros. Programas populares como De Frente com a Blogueirinha, ajudam o YouTube ter uma audiência alta.
Patrícia Muratoti, diretora do YouTube na América Latina, destaca o crescimento da empresa: “No início precisávamos ensinar as pessoas assistir à plataforma direto da TV, hoje o brasileiro já sabe como se conectar pela televisão e acessar nosso conteúdo esportivo, nós promovemos essa mudança”, destacou.
Patrocínio
Para fortalecer seu poder no segmento esportivo, o YouTube anunciou a compra dos direitos de transmissão de 38 jogos do Campeonato Brasileiro, entre os anos de 2025 e 2027, em parceria com a Liga Forte da União. As partidas serão exibidas na CazéTV, e todas as cotas de patrocínio do Brasileirão foram vendidas, confirmando o grande interesse do mercado publicitário.
Crescimento do YouTube
Como o ADTV apontou, a plataforma vem crescendo bastante no Brasil, alcançando altos índices em audiência. O poder da plataforma também reflete em todas as faixas de todas as emissoras, principalmente a Globo.
Se em 2004, a emissora carioca alcançava 65 pontos no horário nobre com Celebridade, hoje o canal sofre para colocar Mania de Você acima dos 24,0 pontos. Um dos grandes motivos para essa queda, é o YouTube.