A música popular brasileira (MPB) surgiu a partir de 1966 na cidade do Rio de Janeiro com a segunda geração da bossa nova. Além de João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes que foram figuras essenciais para o desenvolvimento desse estilo musical. Outros músicos e compositores também aderiram ao estilo, alguns deles são: Dorival Caymmi. Edu Lobo, Dick Farney, Nara Leão, Elis Regina, Tito Madi e tantos outros.
Este estilo musical – bossa nova – tem as influências do jazz e do samba, e de acordo com alguns críticos, podemos acrescentar elementos do choro, blues e da moda de viola.
O Chef Flávio Oliveira e Renata Proserpio, são dois empresários – São Paulo e Bahia – que procuram manter viva a memória dessa época de ouro. Renata, é a proprietária do restaurante Casa Di Vini, instalado na varanda da casa que foi do poeta Vinicius de Moraes, no bairro de Itapuã, Salvador (Bahia).
Em Araraquara, o Chef Flávio Oliveira e suas irmãs, criaram o restaurante Bossa Nova, onde o roteiro musical nos remete aos bons tempos da MPB. O local é extremamente agradável, aconchegante e de muito bom gosto.
Ambos – Casa Di Vini e Bossa Nova – oferecem um cardápio que merece nossa apreciação.
Recentemente, os gourmets Phelipe Ederli e Vinicius Rocha estiveram em degustação no Bossa Nova, com os pratos Risoto de alho poró com filé mignon e Lasanha de beringela com molho 5 queijos.
Leia mais: 25 profissões e cargos mais em alta no Brasil
Em Salvador, na Casa Di Vini, o casal Gabriela Corrêa e Jairo de Oliveira, com seus pets, degustou Filetto al Pepe Verde (filé mignon ao poivre, risoto de parmesão) e Frango à Gesse e Vina (frango ao forno revestido com banana da terra, arroz com brócolis, farofa de ovo).
As dicas são para os amantes da bossa nova e da boa gastronomia.
Por Sérgio Martins