O Brasil é o maior produtor e exportador de grãos de café, no mundo. Representa 38% da produção mundial.
Três datas constam no calendário nacional para comemorar a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.
Recentemente, sete casas do eixo Rio / São Paulo, resolveram homenagear uma das datas do café (14 de abril): QT Pizza Bar (SP), Varal (SP), Drunks (SP), Animus (SP), Maria e o Boi (RJ), Nosso (RJ) e Cortés Asador (RJ). Cada uma preparou uma bebida ou um prato para celebrar a ocasião.
A QT Pizza Bar, casa descolada nos Jardins (SP), fundada por Matheus Ramos, criou uma pizza com creme de mascarpone, pó de cacau, merengue e sorvete de café e vinho do porto.
O Varal, preparou um drink autoral, o caralhinho, inspirado no clássico coquetel carajillo.
A chef Giovanna Grossi, do restaurante Animus, criou a costelinha de porco, que chega à mesa desmanchando, feita com maçã verde e café.
No Maria e o Boi, a carta de Cristiano Lanna e Laura Paravato, teve o drink que deram o nome de “Acorda Pedrinho”, uma mistura sem álcool. O mocktail da casa leva limão, maracujá, café, melado e soda de gengibre.
O Nosso gastrobar localizado em Ipanema (RJ), teve drinks criados pelo bartender Daniel Estevan, com inspiração amazônica.
O Drunks surgiu da parceria do restaurateur Guilherme Mora, com a dupla Marlon Silva e o Chef Cassiano Oliveira, que ofereceram o “Coffee Break”, feito com vodca com infusão de café, falernum de amendoim, licor de café artesanal, cumaru e finalizado com um creme inglês.
Por fim, o Cortés Asador, localizado no shopping Leblon (RJ), o destaque foi o Tango de Café – gelado, com licor Frangelico, café espresso Cortés e cold brew de café e água de coco.
As três datas do café, têm suas justificativas: 14 de abril – a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) junto com a IOC (Organização Internacional do Café), instituíram esse dia, em 2005; 24 de maio – é o Dia Nacional do Café, mas também o Dia do Barista, profissional especialista no preparo de bebidas à base de café; 1º de outubro – a data foi escolhida em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC), com o objetivo de unificar as celebrações ao redor do mundo.
É importante ressaltar que alguns países comemoram o dia nacional do café em datas diferentes: nos EUA e na Inglaterra é no dia 29 de setembro; na Indonésia dia 17 de agosto; na Alemanha no dia 24 de setembro e no Japão é em 1° de outubro, junto ao Dia Internacional.