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Exclusivo: CNN perde 8 de cada 10 telespectadores desde sua estreia

Quando chegou ao Brasil, em Março de 2020, prometendo revolucionar os canais de notícias do Brasil, a CNN, trazida pele executivo de jornalismo Douglas Tavolaro, criou altas expectativas no mercado, tanto em relação ao trabalho executado por Tavolaro previamente na Record como pelas grandes contratações realizadas.

Mesmo com alguns executivo de televisão apontando que os custos de manter uma emissora com tantas estrelas seria alto, Tavolaro continuou apostando em grandes nomes e fez uma busca em todas as principais emissoras de TV, buscando talentos da Globo, Record e SBT principalmente.

Monalisa Perrone, Willian Waak, Reinaldo Gottino, Evaristo Costa, Mari Palma, Phelipe Siani, Gabriela Prioli foram alguns dos muitos nomes estrelados no começo do canal.

Quatro anos depois, a situação é bem diferente da expectativa criada. Douglas Tavolaro se desentendeu com o dono da emissora, o empresário Rubens Menin, e foi demitido. Grande parte dos principais nomes da estréia estão fora da CNN, e os telespectadores que acompanharam o canal também migraram.

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Falando especificamente de números, um mês depois da estréia a audiência do canal no PNT era de 0,13 décimos, muito bom para um canal segmentando recém lançado. Porém, um ano depois, em março de 2021, a média da CNN já era de 0,08 de média, uma perda de mais de 30%. Em 2022, os números se estabilizaram, e a média continuou 0,08 quando o canal completou dois anos.

No aniversário de três anos, em 2023, a média já era ainda menor, de apenas 0,05 décimos, isso falando do PNT, que inclui os dados do Brasil todo e é o mais abrangente recorte para o mercado publicitário. As vezes a comunicação do canal divulga alguns recortes específicos comemorando bons números, mas lembrem sempre de ler as letras miúdas, onde fala que foram por tantos minutos em uma cidade só e em uma faixa bem curta.

E os números conseguiram ficar piores agora, em 2024. Em março, quando a emissora completou quatro anos, a média da CNN foi de apenas 0,02 décimos no PNT, empatado com a Band News, que tem um custo muito menor de manutenção.

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Com esses números e essa tendência de queda que não mostra sinais de reversão, é importante que os executivos da CNN consigam entender o que está ocorrendo, pois a programação do canal é boa, os atuais apresentadores também são ótimos profissionais, mas alguma coisa na programação não encaixou. Que seus diretores consigam entender isso e revertam essa situação para que no aniversário de cinco anos os números sejam melhores.

Mateus Mider

Mateus Mider é jornalista e editor-chefe do ADTV. Sempre teve um grande fascínio com o mundo da televisão e ama o entretenimento. Preza pela credibilidade e informação objetiva. É formado pela Universidade Estadual da Paraíba.

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