Exclusivo: CNN perde 8 de cada 10 telespectadores desde sua estreia

cnn branco
CNN Brasil (Reprodução)

Quando chegou ao Brasil, em Março de 2020, prometendo revolucionar os canais de notícias do Brasil, a CNN, trazida pele executivo de jornalismo Douglas Tavolaro, criou altas expectativas no mercado, tanto em relação ao trabalho executado por Tavolaro previamente na Record como pelas grandes contratações realizadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mesmo com alguns executivo de televisão apontando que os custos de manter uma emissora com tantas estrelas seria alto, Tavolaro continuou apostando em grandes nomes e fez uma busca em todas as principais emissoras de TV, buscando talentos da Globo, Record e SBT principalmente.

Monalisa Perrone, Willian Waak, Reinaldo Gottino, Evaristo Costa, Mari Palma, Phelipe Siani, Gabriela Prioli foram alguns dos muitos nomes estrelados no começo do canal.

Quatro anos depois, a situação é bem diferente da expectativa criada. Douglas Tavolaro se desentendeu com o dono da emissora, o empresário Rubens Menin, e foi demitido. Grande parte dos principais nomes da estréia estão fora da CNN, e os telespectadores que acompanharam o canal também migraram.

Leia mais: Susana Vieira diz não saber de onde vem sua fama de antipática

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Falando especificamente de números, um mês depois da estréia a audiência do canal no PNT era de 0,13 décimos, muito bom para um canal segmentando recém lançado. Porém, um ano depois, em março de 2021, a média da CNN já era de 0,08 de média, uma perda de mais de 30%. Em 2022, os números se estabilizaram, e a média continuou 0,08 quando o canal completou dois anos.

No aniversário de três anos, em 2023, a média já era ainda menor, de apenas 0,05 décimos, isso falando do PNT, que inclui os dados do Brasil todo e é o mais abrangente recorte para o mercado publicitário. As vezes a comunicação do canal divulga alguns recortes específicos comemorando bons números, mas lembrem sempre de ler as letras miúdas, onde fala que foram por tantos minutos em uma cidade só e em uma faixa bem curta.

E os números conseguiram ficar piores agora, em 2024. Em março, quando a emissora completou quatro anos, a média da CNN foi de apenas 0,02 décimos no PNT, empatado com a Band News, que tem um custo muito menor de manutenção.

Leia mais: São João de Campina Grande 2024: Confira a programação do Maior São João do Mundo

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com esses números e essa tendência de queda que não mostra sinais de reversão, é importante que os executivos da CNN consigam entender o que está ocorrendo, pois a programação do canal é boa, os atuais apresentadores também são ótimos profissionais, mas alguma coisa na programação não encaixou. Que seus diretores consigam entender isso e revertam essa situação para que no aniversário de cinco anos os números sejam melhores.

MAIS RECENTES